BLOG

eletro@thiago

4 dicas para economizar energia na sua empresa

4 dicas para economizar energia na sua empresa

Toda e qualquer medida que implique em economia e redução de gastos é sempre bem-vinda. E isso se aplica também ao mundo corporativo. Mais e mais empresas têm buscado soluções para reduzir seus gastos, adotando diversas medidas, inclusive aquelas voltadas à economia de energia.

Quer saber como sua empresa pode entrar nessa onda de contenção de gastos para enfrentar o período de crise que estamos enfrentando? Não deixe, então, de conferir o nosso post de hoje. Nele listamos 4 dicas infalíveis para sua empresa economizar energia de um modo fácil, simples e criativo.

1. Conscientize a sua equipe

Uma empresa é formada por pessoas. Qualquer que seja a sua ideia ou plano para economizar energia, o primordial é: engaje sua equipe. Só com envolvimento, participação e colaboração será possível ter bons resultados na adoção de medidas de redução de gastos, especialmente nos gastos com energia elétrica.

Faça campanhas para incentivar o uso racional de equipamentos elétricos, a fim de que a energia elétrica não seja desperdiçada. Apagar as luzes ao sair do ambiente, desligar o estabilizado ao término do dia e desligar, sempre que possível, o ar condicionado são atitudes que devem ser incentivadas.

E reforce a sua campanha mostrando que a adoção de condutas voltadas para o racionamento são necessárias não apenas para a consecução de um benefício direto para a empresa. Essas ações devem ser adotadas em toda a vida, afinal somos todos responsáveis pela boa utilização dos recursos, não é mesmo?

2. Faça trocas indispensáveis o quanto antes

Algumas medidas para economizar energia elétrica dependem da participação de todos os membros da empresa. Outras dependem diretamente de uma decisão do gestor. É o caso da decisão sobre o tipo e modelo das lâmpadas.

Esse é um assunto que parece repetitivo, mas, acredite, algumas empresas ainda inisitem em adotar lâmpadas pouco econômicas. Abandone de vez velhos hábitos. Opte sempre por lâmpadas fluorescentes: elas são um pouco mais caras, mais economizam bem mais energia elétrica que aquelas tradicionais lâmpadas incandescentes.

3. Não deixe uma boa revisão para depois

Além de providenciar a troca de lâmpadas e outros componentes, é preciso dar uma revisada geral no sistema elétrico da empresa. É o que chamamos de manutenção preventiva em instalações elétricas.

Algumas empresas crescem, compram novos equipamentos e vão adotando soluções emergenciais, no que se refere às instalações elétricas. Essas ações emergenciais, em alguns casos, acabam se tornando definitivas e é aí que mora o perigo. São as famosas e populares “gambiarras”.

Essas gambiarras representam verdadeiros pontos de fuga e precisam de resolução imediata para evitar o desperdício de energia e, até mesmo, o risco de um acidente.

A recomendação é: contrate um profissional qualificado, dê uma boa revisada no sistema elétrico da empresa e execute todas as alterações necessárias. Assim, será possível dotar o sistema com dispositivos mais econômicos, alcançando a tão almejada economia de energia.

4. Faça escolhas conscientes

A última dica também abrange uma conduta a ser adotada por gerentes e responsáveis da empresa e diz respeito a postura frente à novos projetos. Se a empresa pretende construir uma nova sede, fazer uma ampliação ou uma reforma de maior porte, porque não pensar pensar, desde já, na economia de energia?

Adote nesse novo projeto soluções para economizar energia elétrica desde a fase de projeto. Contrate um profissional para fazer o projeto elétrico da obra e avalie com ele as possibilidades para agregar ao projeto técnicas e dispositivos que economizem. Por exemplo, prefira lâmpadas LED em seu projeto. Elas representam uma grande economia, pois são mais resistentes e eficientes.

Já deu para perceber que as opções para economizar energia elétrica na empresa são muitas.  As soluções envolvem desde ações específicas por parte de gerentes, como cuidados com as instalações elétricas, até adoção de atitudes que dependem de todas as pessoas que fazem parte da organização.

Continue ligado em nosso blog para aprender mais e mais dicas de como economizar energia na sua empresa. Curta também a nossa página no Facebook. Até a próxima!

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA