BLOG

eletro@thiago

5 dicas de iluminação para um ambiente ficar mais agradável

5 dicas de iluminação para um ambiente ficar mais agradável

A iluminação cumpre um papel muito importante no ambiente, pois além de ter a função decorativa, ela também atende à necessidades específicas como em ambientes voltados para estudo e trabalho ou mesmo para descanso, além  de melhorar a percepção espacial do ambiente.

Mais do que isso tudo, a iluminação tem o poder de tornar o ambiente mais confortável e acolhedor. Isso mesmo: as luzes provocam sensações e podem deixar a casa muito mais aconchegante. Quer saber como a luz artificial ou natural influencia diretamente nos  ambientes, deixando-os com a sensação de limpeza, clareza, aconchego ou amplitude? Então confira as nossas dicas para uma iluminação mais agradável!

Escolha as lâmpadas de acordo com a finalidade de cada ambiente

Para tornar a iluminação da casa mais agradável, é fundamental que você escolha as lâmpadas de cada cômodo de acordo com a finalidade do ambiente (descanso, leitura, trabalho, decoração etc). Vale ressaltar que as lâmpadas de LED, embora custem mais caro, são mais duradouras e econômicas. Uma boa solução caso você não queira investir unicamente em lâmpadas de LED é misturá-las com lâmpadas halógenas e fluorescentes para obter um equilíbrio no consumo de energia.

Aposte na iluminação indireta para criar um efeito acolhedor

Em ambientes voltados para o descanso e relaxamento, como o quarto e a varanda, aposte na iluminação indireta feita por abajures, arandelas, luminárias, lustres e pendentes. Prefira as luzes amarelas, pois elas trazem um toque de acolhimento aos espaços, ao contrário das luzes brancas, que ativam o estado de alerta e fazem com que os ambientes pareçam maiores. As luzes brancas são mais indicadas para escritórios, salas de estudo e cozinhas.

Use dimmers nos ambientes da casa

Utilize dimmers nos cômodos da sua casa, pois esses dispositivos são capazes de variar a intensidade da luz. Com isso, você consegue proporcionar diferentes sensações nos ambientes sem a necessidade de instalar múltiplas luminárias, o que é extremamente benéfico para quem deseja uma casa com iluminação agradável!

Valorize ao máximo a iluminação natural

Durante a noite, a iluminação artificial é a protagonista, mas, ao longo do dia, a iluminação natural tem que brilhar. Sendo assim, use e abuse de janelas de vidro, invista em cortinas claras e fluidas para não deixar os ambientes escuros e, se preferir, instale persianas para controlar a entrada de luz nos ambientes. Vale destacar que a luz natural traz muito mais bem-estar e conforto para as residências.

Tome cuidado com o excesso de pontos de luz

A iluminação abundante demais, composta por múltiplos pontos de luz, pode gerar ofuscamento, poluição visual e desconforto. O ideal é sempre buscar uma iluminação equilibrada e que harmonize bem com a distribuição dos móveis. Use lustres, paflons e abajures quando a intenção for espalhar a iluminação geral. Se o objetivo for dar destaque e focar em quadros, plantas, esculturas e outros elementos decorativos, então o recomendado é usar — com moderação — os spots.

E você, vai colocar nossas dicas para uma iluminação mais agradável em prática na sua casa? Se você precisar de ajuda, nós da Eletro Energia nos colocamos a disposição para desenvolvermos o seu projeto luminotécnico. Visite o nosso Showroom de Iluminação decorativa ou ligue: (62) 3254-8031

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA