BLOG

eletro@thiago

Aprenda a verficar se o medidor de energia está correto

Aprenda a verficar se o medidor de energia está correto

Você já se perguntou como é feita a leitura do medidor de energia da sua residência? O procedimento é bastante simples e você mesmo pode fazer para comparar com a leitura que consta na sua conta de energia elétrica. Assim, é possível se certificar de que a cobrança está correta.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer a leitura, listar os tipos de medidores, ensinar como fazer os cálculos, apontar os cuidados que devem ser tomados durante a medição e, por fim, mostrar como deve ser feita a verificação do aparelho para que você analise se ele está funcionando corretamente. Confira!

Como funciona o medidor de energia?

Basicamente, ele funciona por meio do eletromagnetismo que aciona o disco de consumo e transforma a contagem mecânica ou eletrônica dos ciclos que foram atingidos. Sendo assim, quanto mais corrente de carga agir na bobina eletromagnética, maior será o giro mecânico, aumentando o registro marcado no contador. Esse processo é o mesmo em qualquer modelo do medidor.

Quais os modelos de medidor de energia?

Há três modelos de medidores de energia elétrica: analógico, ciclômetro e digital.

Analógico

É o modelo mais utilizado. É composto por quatro relógios com ponteiros que juntos formam os números do consumo: o primeiro da direita representa a unidade; o segundo, a dezena; o terceiro, a centena; e o quarto, a milhar. Para realizar a leitura, anote os números que marcam os ponteiros dos quatro relógios. Se o ponteiro estiver entre dois números, considere o menor deles.

Ciclômetro

No modelo ciclômetro é mais simples: a quantidade de KWs consumida é mostrada nos algarismos grandes de cor preta.

Digital

É o modelo mais moderno e está substituindo os analógicos porque sua leitura é mais rápida e fácil: basta olhar os números que aparecem na tela.

Como é feito o cálculo da quantidade consumida?

Para qualquer um dos modelos, o cálculo é feito do mesmo modo. Lembre-se que o medidor não é zerado a cada mês. Assim, para calcular o quanto foi consumido em um período, subtraia do último valor obtido o valor anterior.

Por exemplo: você realizou uma leitura e o medidor apontou o valor 9991. No mês anterior marcou 9849. Para saber o quanto foi gasto no último mês faça a subtração: 9991 – 9849. O resultado será 142 KWh.

Quais cuidados precisam ser tomados durante a medição?

Quando for efetuar a leitura, mantenha distância do aparelho e dos acessórios que o compõe. De forma alguma encoste na fiação do medidor e nem permita que crianças fiquem próximas.

Como saber se o medidor de energia está correto?

Para verificar se há erro do leiturista, faça você mesmo a medição no mesmo dia que ele. Então, compare com o que vem descrito em sua conta. Se os valores forem diferentes, entre em contato com a companhia de energia elétrica.

É sempre bom analisar se há fuga de energia. Para isso, apague todas as luzes da residência e retire todos os aparelhos da tomada. Se o medidor continuar trabalhando mesmo assim, chame um eletricista de sua confiança e faça a revisão ou manutenção completa de sua instalação elétrica.

Como você viu, fazer a leitura do medidor de energia é bastante fácil, bem como o cálculo do consumo de KWh em um período. Dessa forma você conseguirá verificar se não há fuga de energia e se está realmente pagando pela quantidade que utiliza.

Este post ajudou você a entender como fazer a medição de energia elétrica? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e marque os amigos que vão gostar de saber essas informações!

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA