Posts recentes

Projetos de iluminação

5 projetos de iluminação mundo afora para inspirar seu projeto

Foi-se o tempo em que as luzes eram usadas apenas para clarear os ambientes. No entanto, hoje, as inovações tecnológicas permitem agregar beleza e funcionalidade aos projetos de iluminação e quem trabalha na área da construção civil precisa se manter bem informado para aproveitar as novas soluções em produtos e materiais. Quer conquistar a sua clientela […]

Foi-se o tempo em que as luzes eram usadas apenas para clarear os ambientes. No entanto, hoje, as inovações tecnológicas permitem agregar beleza e funcionalidade aos projetos de iluminação e quem trabalha na área da construção civil precisa se manter bem informado para aproveitar as novas soluções em produtos e materiais.

Quer conquistar a sua clientela com competência e modernidade?

Veja os 5 projetos de iluminação inspiradores que separamos para você!

Confira 5 projetos de iluminação para se inspirar

Estação da Luz em São Paulo/Brasil

Um lindo projeto luminotécnico é responsável por realçar a arquitetura desse prédio histórico. Para destacar o estilo, luzes coloridas direcionadas iluminam todos os detalhes da construção, sobretudo valorizando os detalhes e dando um ar mais moderno ao ambiente.

Bruum Ruum em Barcelona/Espanha

Nesse projeto moderno e arrojado, lâmpadas de LED e sensores de som interagem com o público. Há efeitos coloridos espetaculares, que acendem e apagam, respondendo aos sons produzidos pelos visitantes.

Igreja de São Francisco na Pampulha/Brasil

Um competente projeto de iluminação conseguiu imprimir ainda mais beleza às tão famosas curvas e inclinações, que são marcas de Oscar Niemeyer. O conjunto de lâmpadas disposto ao redor da obra ilumina o exterior da igreja por baixo, ou seja, torna sua imagem mais imponente em contraste à natureza da lagoa da Pampulha.

Maria-Elisabeth Lüders Building House em Berlim/Alemanha

Exemplo do uso criativo e eficiente de várias técnicas de luz, esse minucioso e austero projeto ilumina o espelho d’água e o prédio que integra o Parlamento de Berlim. O resultado ficou surpreendente e tornou-se referência no mundo todo.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro/Brasil

O projeto utiliza luzes de LED e tornou esse monumento uma das atrações turísticas mais sustentáveis do mundo. Além de eficiente, as lâmpadas de LED economizam recursos naturais e financeiros.

Entenda como bons projetos de iluminação podem fazer a diferença

Já deu pra perceber que a iluminação pode fazer toda a diferença em espaços corporativos, públicos e residenciais, não é? Então confira a seguir algumas sugestões para deixar as casas sofisticadas, convidativas e funcionais:

Projetos de iluminação para sala de jantar

Não importa se a sua intenção é utilizar a sala de jantar apenas para datas especiais ou para fazer as refeições diárias: o cômodo precisa estar bem-iluminado. Isso porque a iluminação correta garante o bem-estar e o conforto das pessoas que estão no ambiente, além de confirmar a funcionalidade do espaço.

Mas quais são os fatores necessários para conseguir uma iluminação de qualidade? Como fazê-lo de forma simples e eficiente? Isso você confere nas próximas dicas!

Nesse ambiente, a luz deve ser funcional e também acolhedora. Para criar esse efeito, uma ótima escolha são os pendentes instalados acima da mesa. No entanto, é aconselhável controlar a luminosidade para facilitar os serviços e promover o conforto visual.

Escolha da Luminária

Provavelmente você conferiu alguns blogs de decoração e observou algumas fotos de salas de jantar. Deve ter reparado que na maioria — ou em todas elas — há uma luminária central, a qual oferece luz para o cômodo todo, por exemplo.

Sabemos que não é muito simples escolher a luminária perfeita para a sua sala de jantar, por isso, para eleger corretamente alguma, contudo, vale a pena observar os principais modelos e conhecer para qual cenário cada um é indicado.

Pendente

As luminárias pendentes são ideais para complementar decorações modernas e descontraídas.

Elas possuem diversas cores e texturas, você escolhe as características que mais gostar, e é por isso que tais peças contribuem para a construção de personalidade do cômodo.

Os formatos também são muito variados, mas o circular é coringa, ele encaixa bem com todo tipo de mesa; já os quadrados e retangulares encaixam melhor com mesas do mesmo formato. Porém, se a sua mesa de jantar for muito grande (6 a 12 lugares), o indicado é instalar mais de um pendente, podendo ser do mesmo modelo ou um conjunto de 2 e 1.

Lustres

Os lustres são atemporais, não é mesmo?

Encaixam bem em todos os ambientes, e por que não agregá-los na sua sala de jantar? Se você procura uma peça para iluminar, mas também para trazer requinte e sofisticação, escolha, entretanto, um lustre que inspire a personalidade do ambiente.

Há diversas versões de lustres, os materiais que os formam são diversos e cada um impacta de uma forma totalmente nova. Os de cristal, por exemplo, além do requinte e sofisticação que já foi citado, ofertam também leveza à decoração.

Projetos de iluminação para sala de estar

Conforto, elegância e alegria não podem faltar nesse espaço. Uma ótima forma de agregar esses benefícios é a distribuição de lâmpadas embutidas pelo recinto. A fim de realçar os elementos decorativos, recorra ao uso de spots direcionados. Já as luminárias de pé junto às poltronas facilitam atividades, como a leitura, por exemplo.

Projetos de iluminação direta ou indireta

É na sala que a família se reúne para um filme, que os amigos batem papo e que acontece até mesmo reuniões. Ou seja, podemos dizer que é praticamente o coração da casa de tão frequentado!

E é justamente por ser um lugar que atende a todas as necessidades da sua família que o projeto de luz deve ser bem flexível.

Para uma boa iluminação na sala de estar é indispensável uma luz geral para o ambiente, podendo optar por essas luminárias de teto mais discretas e com o alcance mais amplo.

Ou seja, para um clima mais acolhedor, a iluminação com gesso é ótima, usando sancas, arandelas ou algum outro ponto de luz embutido no gesso.

Já a iluminação de destaque serve para colocar em evidência alguns itens da decoração, ou seja, são luminárias direcionais e de pequeno alcance.

No entanto, só escolha com cuidado o objeto a ser destacado e o direcionamento da luz para não gerar reflexos inoportunos.

Tipo de lâmpada

Dentre os diferentes tipos de lâmpadas comercializadas, as mais comuns são: incandescentes, LED e fluorescentes.

As lâmpadas incandescentes gastam menos energia e possuem luz amarelada.

Já as fluorescentes são muito econômicas e duram mais, da mesma forma, possuem versão com luz amarela e luz branca, ideal para quem deseja criar vários pontos diferentes nos projetos de iluminação.

Enquanto isso, as opções de LED são altamente duráveis e consomem pouquíssima energia para fornecer luz, também são encontradas em versão branca ou amarela.

As lâmpadas com cor amarela também deixam o ambiente mais aconchegante, porém, se a ideia é criar uma iluminação para 2 ambientes, então misture as duas cores de lâmpadas, para ter um ambiente adequado para qualquer tipo de necessidade.

Banheiro

O banheiro, apesar de ser um ambiente pequeno, necessita de uma iluminação bem elaborada.

Afinal, é um local onde são executadas diversas tarefas e algumas necessitam de acuidade visual. Se atente a esses pontos para fazer um bom projeto de iluminação ideal para banheiro!

Quando você chega em casa depois de um longo dia cheio de agitação e estresse no trabalho, um bom banho relaxante pode ser exatamente o que você precisa para começar a recarregar as energias.

Ou seja, a iluminação do banheiro adequada ajudará a desfrutar plenamente dos benefícios de um bom banho.

Um dos fatores mais importantes do ambiente é a escolha da iluminação, do mesmo modo, para o banheiro não deveria ser diferente.

Uma boa iluminação deve oferecer a condição ideal para realizar as atividades diárias sem esforço e com prazer, por exemplo.

As tarefas executadas nesse espaço, como maquiagem, pentear cabelo e fazer barba, requerem mais claridade, ou seja, incorpore, então, um foco luminoso no espelho e uma charmosa luminária no teto.

Uma iluminação indireta bem trabalhada deixa um clima de spa nos banheiros mais sofisticados. Dessa maneira, o cômodo ficará relaxante e convidativo.

O efeito da iluminação com diferentes tipos de sanca, pode fornecer um contraste moderno e interessante no local com uma luz indireta e aconchegante. É interessante para destacar materiais.

Plafon

Utilize plafons de sobrepor como iluminação geral no banheiro. Com amplo ângulo de abertura, uma peça de acrílico leitoso, ou vidro silkado. Desse modo, esse tipo de luminária fornece uma quantidade de luz uniforme, intensa e eficiente. Funcionam muito bem como fonte de luz geral no ambiente.

Sanca

A sanca de gesso aliada a uma boa iluminação no banheiro, serve para dar destaque a alguma parte no ambiente com efeito limpo e moderno.

Neste caso a banheira ganha destaque com a sanca aberta, sua forma decorativa proporciona uma atmosfera relaxante ao local.

O rasgo de luz representa uma forte tendência nos projetos de iluminação. Ou seja, aliado a um perfil de led que forneça a luz ideal, tem o poder de proporcionar ao ambiente uma luz indireta acolhedora e intimista.

Além disso o perfil é fechado e protege o led do vapor e da sujeira.

Projetos de iluminação para quartos

Para o quarto de casal, recomenda-se uma iluminação relaxante e intimista nesses projetos de iluminação.

Visando esse efeito, estude a colocação de um dimmer para controlar a luz central. Abajures ou luminárias na cabeceira da cama vão dar o toque, sobretudo, de romantismo e praticidade.

Já nos quartos infantis, a iluminação deve premiar as brincadeiras, bem como facilitar os estudos. Alie, então, a suavidade da luz central com um foco de luz voltado para a escrivaninha, além de fitas de LED para agregar cor e alegria.

Ao pensar o seu projeto de iluminação para o quarto, lembre-se: há muitas possibilidades de fontes de luz além da lâmpada de teto. Explore, fontes como luminárias, abajures ou pendente para o quarto.

Iluminação

Especialistas recomendam que as diferentes fontes sejam bem distribuídas no quarto de modo a favorecer uma iluminação mais uniforme e adequada para os diferentes ângulos do cômodo.

Se possível, evite instalar luzes, sobretudo, diretamente sobre a cama.

Uma boa fonte de luz para leitura é essencial se o seu objetivo é levar conforto para atividade e incrementar a decoração do quarto. Entretanto, fontes portáteis como abajur e luminária para leitura estão entre as melhores opções.

Closet

Os closets precisam ser bem iluminados de modo a facilitar a escolha e utilização das roupas. No entanto, muita atenção à distância entre a lâmpadas e suas roupas ao instalar uma fonte de luz no seu closete.

Tente fazer com que a luz seja difundida sobre todo o ambiente. Se possível, opte por fontes de luz ajustáveis e um interruptor com dimer.

Ou seja, esse mecanismo permitirá criar diferentes atmosferas de acordo com a intensidade de luminosidade escolhida.

As cortinas permitem o controle da luminosidade natural no quarto além de manter a privacidade dos moradores.

No entanto, escolha a cortina para quarto que melhor combine com o estilo do seu cômodo. Explore cores e texturas e acessórios de cortina para incrementar ainda mais a decoração do ambiente.

Projetos para iluminação para cozinha

A cozinha deve ser clara, melhorando a funcionalidade dos trabalhos. Aposte na luz branca, que além de potencializar a luminosidade aumenta a sensação de espaço. É possível deixar o design mais vistoso, acrescentando pontos luminosos sob bancadas e armários, por exemplo.

Iluminação pontual

Foco é a palavra-chave quando o assunto é iluminação na cozinha. Uma boa alternativa é optar por ogivas fechadas, os famosos “spots”, para realçar espaços pontuais e garantir o acolhimento do ambiente.

Esses spots podem ser inseridos embaixo dos armários que ficam sobre a pia, por exemplo, ajudando no manuseio de alimentos e na organização.

Cuidado com pendentes

O uso de pendentes é aconselhável para cozinhas mais amplas, que geralmente recebem uma copa no espaço. Outro lugar interessante para instalá-los é sobre as bancadas usadas para integrar a cozinha à sala.

Entretanto, não esqueça de respeitar a distância de 0,9 a 1 metro entre o pendente e o tampo da bancada.

Outra dica é escolher pendentes com tampos removíveis, para que a sujeira e a gordura acumuladas possam ser limpas mais facilmente e com maior frequência.

Fitas de led

Elas são uma ótima alternativa para uma iluminação contínua, como no caso de prateleiras e armários.

Instaladas na parte de baixo de armários e prateleiras, por exemplo, ajudam na hora de localizar alimentos e utensílios. Outro ponto de instalação interessante é sobre a bancada da pia, onde as fitas podem ser fixadas na parte inferior dos armários que se localizam sobre ela.

Temperatura da iluminação

Entre a luz branca e a luz amarela, opte pela que mais se adapta ao seu objetivo. Se o primordial é conforto, a luz amarela é a mais adequada.

Sob o mesmo ponto de vista, caso a praticidade seja o seu foco nos projetos de iluminação, luzes brancas são aconselháveis, já que elas ajudam na identificação das cores dos alimentos e na identificação de sujeiras.

Projetos de iluminação de áreas externas

Paredes externas, jardins, caminhos e piscina podem ganhar destaque, beleza e segurança com iluminação decorativa.

Conquiste de vez a sua clientela apresentando projetos de iluminação arrojado e moderno para as áreas externas de imóveis residenciais e corporativos, por exemplo.

A iluminação com led pode ser programada a fim de criar efeitos de cor na piscina e na vegetação. Ou seja, todos vão ficar encantados com o belo visual desse arranjo contemporâneo e personalizado.

Viu quantas opções para dar um up na sua cartela de clientes e ficar conhecido no mercado como um profissional inovador?

Para facilitar essa empreitada, eleja a parceria de uma empresa especializada. Profissionais qualificados poderão orientar, com segurança, a escolha de produtos e materiais que ofereçam o melhor custo-benefício.

Gostou das informações que listamos aqui e quer conhecer outras soluções para os seus projetos de iluminação? Então aproveite para entender como utilizar lâmpadas LED na iluminação indireta!

Compartilhe

ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

cta-mascote-form