Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Como fazer um projeto de LED para aquários?

Ter um aquário em casa é um jeito bem moderno de decorar o espaço e ainda ter pets que não dão muito trabalho!. Mesmo assim, é preciso se atentar aos cuidados especiais que os peixes precisam, e um deles tem a ver com a iluminação: você sabia que colocar luzes no aquário não serve só para deixá-lo mais bonito?

Além de contribuir para valorizar a decoração e chamar a atenção para os seus peixes, a luz é necessária para mantê-los saudáveis e manter o controle das plantas que crescem ali na água.

Pensando nisso, hoje vamos mostrar como fazer, você mesmo, um projeto de LED para iluminar seu aquário de dia ou de noite. Confira:

Por que escolher um projeto de LED

Existem várias opções diferentes de iluminação para aquários, mas os especialistas confirmam que o LED está entre os melhores.

Isso porque, além de não esquentarem a água e serem mais econômicos, os LEDs ainda vêm em cores diferentes, que podem ser adaptadas às necessidades dos seus peixes e plantas — os corais, por exemplo, funcionam melhor com luzes azuis, enquanto outras plantas preferem tons de amarelo ou vermelho.

Materiais necessários para a iluminação do aquário

Nosso projeto vai ajudá-lo com a parte elétrica, por isso o ideal é que o seu aquário já tenha uma tampa na qual você pode instalar as luzes depois de prontas. Para elas, você vai precisar de:

  • 4 LEDs de alto brilho da cor desejada;
  • 4 resistores de 270 ohms (saiba o que são ohms no nosso glossário);
  • uma chave (para ligar e desligar a luz);
  • um carregador de celular (com tensão padrão, de 5V);
  • pelo menos 80cm de fio encapado;
  • fita isolante;
  • lixa;
  • tesoura;
  • fita adesiva.

Se você tiver um multímetro, ele será útil para descobrir qual é o lado negativo e o positivo do carregador de celular, mas seu uso não é imprescindível: se você errar, é só inverter as ligações e tentar de novo.

Faça você mesmo: passo a passo

Com todos os materiais listados à sua disposição, é hora de colocar a mão na massa. Veja como montar o circuito de iluminação para o seu aquário:

  1. Lixe os LEDs para que fiquem foscos. Assim, sua luminosidade ficará mais difusa.
  2. Conecte um resistor em cada LED (sempre do mesmo lado, lembrando que a perninha mais curta do LED é a negativa), enrolando e passando fita isolante para prender bem.
  3. Corte 8 tirinhas de fio, com cerca de 10cm cada.
  4. Conecte um fio em cada ponta de cada LED, isto é, um no resistor que já está preso no LED, e o outro na outra perna.
  5. Conecte, um a um, os fios que saem dos resistores do LED, formando uma corrente.
  6. Conecte o final dessa corrente (dos resistores) à chave de liga/desliga.
  7. Conecte, um a um, os fios que saem da outra pena dos LEDs (sem resistor), formando outra corrente.
  8. Corte o plug do carregador de celular com a tesoura e desemcape parte do fio.
  9. Conecte um lado ao botão de liga/desliga e o outro ao fio do última perninha de LED (sem resistor) da sequência. É aqui que o multímetro irá ajudá-lo a diferenciar os lados positivo e negativo do carregador.
  10. Certifique-se de que todas as conexões do circuito estão bem encapadas com fita isolante antes de ligá-lo.
  11. Agora é só fixar o circuito na tampa do seu aquário, plugar o carregador à tomada e controlar a iluminação com a chave!

E aí, gostou do nosso projeto de LED para iluminar seu aquário de um jeito prático e barato? Então não deixe de ler também nosso post com 5 dicas incríveis de iluminação para apartamentos e se ligue em outras formas de iluminar sua casa com estilo!