Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Conheça 4 soluções sustentáveis para iluminação da sua casa

A busca por soluções sustentáveis para iluminação vem movimentando o mercado brasileiro e já é uma das maiores tendências de decoração e arquitetura do momento. Os profissionais do ramo estão em busca de opções mais limpas, bonitas e econômicas, em consonância com o meio ambiente.

E é nesse conceito que algumas alternativas estão sendo cada vez mais bem empregadas. Quer conferir algumas novidades bacanas do setor? Então confira o conteúdo a seguir e veja quais são as melhores soluções sustentáveis para iluminação:

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED não podem ser consideradas propriamente uma novidade, pois já ocupam uma fatia considerável do mercado há alguns anos. Certamente, esse espaço não foi conquistado à toa. Elas são muito mais econômicas e geram uma bela economia na conta de luz.

Como se não bastasse, possuem uma vida útil muito maior e são extremamente versáteis, combinando com todos os tipos de ambiente. Também são menos nocivas para o ambiente, não contendo componentes tóxicos como chumbo, mercúrio ou cádmio, dispensando o descarte especial.

Claraboias

As claraboias, também conhecidas como tubos de luz, também são soluções sustentáveis para iluminação bastante práticas e interessantes para a decoração. Presentes no estilo arquitetônico de diversas culturas ao redor do mundo, elas nada mais são do que tubulações que ultrapassam o telhado, trazendo maior luminosidade natural para o ambiente.

Além de gerar uma bela economia por meio da redução da necessidade do uso de energia elétrica, elas também são itens muito bonitos para a decoração e caem especialmente bem em cômodos que não possuem um número suficiente de janelas ou boa incidência de raios solares.

Energia solar

O uso de energia solar é outra das melhores soluções sustentáveis para iluminação. Outrora considerada muito cara, essa tecnologia vem se barateando bastante por meio de sua popularização e já se apresenta altamente vantajosa, especialmente em países com boa quantidade de dias de sol por ano como o Brasil.

Atualmente, o valor gasto com a instalação das placas ou painéis solares nos telhados ou quintais das casas já pode ser recuperado de maneira relativamente rápida. Em geral, em um ou dois anos você já terá o retorno, por meio de uma boa economia na taxa de energia.

Cores claras

Poucas pessoas param para pensar nisso, mas algumas das melhores e mais viáveis soluções sustentáveis para iluminação da sua casa podem ser incrivelmente simples e óbvias. Uma delas, certamente, está no uso de tonalidades mais claras, especialmente nas paredes dos ambientes internos.

A razão para isso é bem simples: os raios solares se refletem muito mais em superfícies com cores mais abertas, como o branco, o bege e o salmão. Isso ajuda a diminuir a necessidade do uso de iluminação artificial, o que reduzirá naturalmente o preço da sua conta de energia.

E então, gostou de conhecer essas soluções sustentáveis para iluminação da sua casa? Com algumas aplicações simples, você diminui o seu consumo de energia e pode tornar sua propriedade muito mais prática e bonita! Conhece mais alguma dica? Conte para nós nos comentários!