Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Conheça as vantagens da iluminação de LED para a automação industrial

O LED tem conquistando seu espaço nas aplicações de iluminação de forma definitiva. Hoje, ele já está presente nos automóveis, nas residências e no setor industrial. Aliás, a iluminação de LED para automação industrial tem proporcionado economia de energia de forma incrivelmente inteligente.

Há várias vantagens em se usar sistemas de iluminação de LED na automação industrial. No post de hoje, listamos 4 benefícios que farão toda a diferença no seu dia a dia. Acompanhe!

Economia de energia

A iluminação com LED economiza em média 70% de energia elétrica comparativamente à iluminação fluorescente. Se considerarmos a iluminação incandescente, já em pleno desuso, a economia passa dos 95%. Além da economia devida à maior eficiência do LED, há também uma economia associada à menor emissão de calor.

A iluminação que não é baseada em LED emite muito calor, como as lâmpadas fluorescentes e de vapor metálico. Esse calor, ao ser lançado no ambiente industrial, aumenta a temperatura, o que obriga os sistemas de ar condicionado ou de ventilação a trabalharem sempre um pouco mais.

A iluminação de LED para automação industrial também permite um melhor direcionamento das finalidades de iluminação, pois há maior disponibilidade de tipos de lâmpadas e luminárias. Dessa forma, pode-se instalar um conjunto de iluminação mais direcionado para o local que precisa ser iluminado, evitando-se gastar luz em locais que não tem nada a ver com a produção industrial, como paredes e teto, por exemplo.

Modulação da iluminação

A tecnologia de iluminação com LED na automação industrial permite que se faça a modulação da iluminação, que nada mais é do que poder controlar, com precisão, a quantidade de iluminação necessária para determinada tarefa.

Módulos com quantidades variadas de LED, cada módulo com controle independente, permite ao operador da planta automatizada fazer os ajustes na quantidade de iluminação por meio de comandos digitais, via terminal de computador. Sendo o LED também um componente eletrônico, a integração com programadores lógicos ou placas de aquisição de dados é muito facilitada.

Redução do custo de manutenção

O custo para aquisição e instalação de um sistema de iluminação com LED pode até ser um pouco mais alto do que um sistema convencional, porém, se considerarmos a vida útil do LED e a durabilidade dos acessórios pertinentes, em pouco tempo o custo passa a ser seguramente compensador.

Mas não é só pela durabilidade que o LED é vantajoso, mas também pela robustez. Um LED é muito superior a qualquer outro tipo de iluminação industrial quando consideramos a presença de pó, fuligem, impactos mecânicos, oscilações elétricas, calor e frio.

Esta robustez do LED garante que fique muito mais tempo sem necessidade de manutenção, estendendo seu desempenho por um período muito maior do que aquele das lâmpadas convencionais.

Comunicação de dados na rede de iluminação a LED

Uma rede de iluminação a LED moderna opera com níveis de tensão e corrente bem menores do que uma rede elétrica convencional. Essa característica já possibilita aplicação em comunicação de dados, como booster para wi-fi em locais onde a transmissão de sinal sem fio é fraca ou tem obstáculos.

Além disso, para determinadas aplicações, sensores incorporados ao conjunto de iluminação a LED pode fornecer dados sobre temperatura e umidade, por exemplo.

Em muitas aplicações, a iluminação de LED para automação industrial favorece não só controle eficiente da luz, mas permite transmissão de dados que facilitam a automação em vários outros aspectos, exatamente por possibilitar maior flexibilidade também na infraestrutura para a comunicação dos dados.

Argumentos a favor do uso do LED na automação industrial estão cada vez mais convincentes, não acha? Gostou de ficar por dentro dessas novidades? Então aproveite para conferir nosso post sobre o que mudou com as tomadas de 3 pinos!