Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Conheça os principais tipos de lâmpadas LED

Está diante de um novo projeto de iluminação e gostaria de saber um pouco mais sobre os tipos de lâmpadas LED? Então veio ao lugar certo! Versáteis e com forte apelo por conta de sua longa vida útil e economia de energia, as lâmpadas LED passaram a dominar diversos ambientes residenciais e comerciais, explorando seu valor luminotécnico em diferentes modelos e possibilidades de composição.

A diversidade nos tipos de lâmpadas LED pode levantar algumas dúvidas, mesmo para os profissionais com ampla bagagem profissional no ramo. Por isso, detalharemos os principais tipos a seguir. Confira!

Aplicações para todos os tipos de lâmpadas LED

Foi-se o tempo em que as lâmpadas LED serviam apenas para iluminar ambientes dedicados ao estudo ou trabalho. Modelos atuais conseguem simular até mesmo as especificidades de outros tipos de lâmpadas, como as incandescentes, por exemplo.

Isso fez com que a tecnologia LED desse mais um salto qualitativo em direção a projetos de iluminação igualmente charmosos e econômicos.

Saber como escolher o melhor modelo se torna fácil após uma rápida análise dos tipos disponíveis no mercado. A seguir, veremos os principais tipos de lâmpadas LED e como elas podem substituir outras lâmpadas.

LED no lugar das incandescentes

De baixa potência, as lâmpadas LED consomem menos energia e garantem a mesma equivalência na iluminação. Fazendo as contas, 1 W da tecnologia LED é proporcional a 5 W das incandescentes.

Com o projeto luminotécnico em mãos, confira a potência necessária da lâmpada incandescente e calcule a proporção para a lâmpada LED. Ela propicia um ambiente aconchegante para áreas comerciais e também ambientes sociais da casa, como salas e quartos.

LED no lugar das halógenas

Uma vantagem de substituir as lâmpadas halógenas por LED, é que essas aquecem menos o ambiente, além de trazer novas possibilidades de compor os cômodos de uma casa. As lâmpadas LED spot, por exemplo, são muito utilizadas embutidas no teto em projetos decorativos.

Vale ressaltar que existem modelos para diferentes finalidades. Algumas com diâmetros padrão de 50 mm, além dos tipos PAR20 e PAR30 (padrão de 65 mm e 95 mm, respectivamente), o que amplia ainda mais o leque de possibilidades decorativas.

Outra facilidade são os soquetes utilizados nesse tipo de lâmpada, que seguem o regular tipo E27 (a rosca comum de 27 mm).

Fita de LED

Pensando em uma iluminação diferente, existem a fita de LED que atua indiretamente no foco dos ambientes, sendo utilizada na iluminação decorativa e sinalização. Ela é capaz de simular lâmpadas fluorescentes de cor branca ou amarela e por isso pode ser usada em vários cômodos da casa. Outra dica é utilizá-la nas bancadas da cozinha, em sancas, prateleiras e nichos.

LED colorida

Para luminárias, arandelas, spots ou mesmo para dar um efeito diferenciado em qualquer ambiente, as lâmpadas LED também foram desenvolvidas com qualidade para trazer tonalidades diversas à decoração. É possível encontrá-las nas cores azul, vermelho, laranja, dentre outras, que contribuem para a versatilidade do projeto sobre o qual você é responsável.

O que também considerar nas lâmpadas LED

Além dos tipos de lâmpadas LED, outras questões devem ser consideradas para fazer a melhor escolha para cada projeto. É importante então observar a potência, que deve ser baixa para produtos de sinalização e alta para a iluminação de ambientes; a base, conferindo se o soquete é compatível com o bocal; a temperatura da cor e a equivalência das lâmpadas.

O que achou dos principais tipos de lâmpadas LED e seus usos? Aproveite para deixar nos comentários qualquer dúvida que você tiver sobre o tema!