Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Conta de luz: quais aparelhos domésticos que mais gastam energia?

Os aumentos na conta de luz e a inclusão das bandeiras vermelha e amarela de consumo energético nos colocam na busca constante pela redução do consumo de energia.

O que muita gente não sabe é que existem verdadeiros vilões em casa, que aumentam o gasto energético e, consequentemente, interferem no valor da conta de luz. Isso acontece porque alguns eletrodomésticos acabam sendo os responsáveis pela maior parte da energia consumida.

Para te ajudar a manter um controle de gastos mais eficiente, listamos a seguir alguns dos aparelhos domésticos que mais gastam energia. Confira quais são eles e aprenda como economizar hoje mesmo!

Geladeira

Esse aparelho doméstico indispensável dentro de casa é também um dos que mais gastam energia no nosso dia a dia. Como não podemos desligar a geladeira da tomada, alguns hábitos e cuidados ajudam a reduzir o consumo de energia. Entre eles, estão:

  • evitar deixar o aparelho com a porta aberta por muito tempo;
  • retirar e guardar os itens que você precisa em uma única vez;
  • não colocar o aparelho em local muito quente, como ao lado do fogão;
  • manter as borrachas de vedação em bom estado de conservação.

Ar-condicionado

Quem tem ar-condicionado na residência precisa ter mais atenção, na medida em que ele pode ser um dos grandes vilões da conta de luz. A dica para evitar gastos desnecessários é deixar a temperatura em aproximadamente 23 graus, visto que temperaturas muito baixas consomem mais energia.

Outra dica relevante é manter portas e janelas fechadas enquanto o aparelho estiver ligado. Além disso, não se esqueça de fazer a limpeza do filtro de ar do aparelho. Quanto melhor for o funcionamento dele, mais você economiza.

Chuveiro elétrico

Especialmente nos dias de frio, esse pode ser um dos grandes responsáveis pelo aumento do gasto de energia. A dica aqui é tomar banhos rápidos e, sempre que possível, fechar o chuveiro enquanto estiver passando xampu ou sabonete, por exemplo. Outro hábito que ajuda bastante é colocar o aparelho no modo verão ou desligá-lo durante os dias mais quentes.

Ferro de passar

A melhor maneira de evitar que o ferro de passar roupas aumente muito sua conta de luz é se organizando para passar as roupas de uma só vez. Ligar o ferro de passar várias vezes durante a semana impacta bastante no consumo de energia. Portanto, escolha um dia específico e passe tudo o que for necessário.

Máquina de lavar roupas

A dica do ferro de passar também pode ser aplicada para a máquina de lavar roupas. O ideal é que o aparelho seja ligado para funcionar em sua capacidade máxima. Com isso você vai usá-lo menos vezes, consumindo menos energia. É importante também respeitar as especificações da máquina, colocando a quantidade correta de roupa, sabão e amaciante, assim você garante seu melhor funcionamento.

Aparelhos em stand-by

Os aparelhos domésticos que ficam ligados em stand-by também têm responsabilidade na sua conta de luz, podendo representar 13% do consumo de energia. Televisores, fogões elétricos, computadores, videogames, micro-ondas e carregadores de celulares, por exemplo, causam um impacto grande na conta de energia. Isso porque eles continuam consumindo mesmo quando não estão sendo usados. O ideal é que sejam desligados das tomadas sempre que ninguém estiver utilizando.

Agora que você já sabe quais são os aparelhos domésticos que mais gastam energia, que tal ajudar outras pessoas a poupar na conta de luz? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e marque aqueles amigos que não dispensam uma boa dica para economizar!