Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Economia: aprenda a economizar energia na empresa

Economizar energia, além de ser bom para o bolso, também ajuda o meio ambiente. Nas empresas, onde há gastos exorbitantes de energia elétrica, qualquer atitude que resulte na redução dos gastos é válida. Evitar o desperdício e surpresas no final do mês pode ser fácil e, com algumas atitudes básicas, é possível poupar dinheiro e os recursos naturais.

Substitua as lâmpadas

O uso de lâmpadas incandescentes resulta em um gasto maior de energia elétrica. A dica é substitui-las por lâmpadas LED, que podem ter uma vida útil de até 50 mil horas, enquanto uma incandescente não dura mais de 1,2 mil horas. Além de não se preocupar com a troca frequente da lâmpada, o LED pode consumir até 10 vezes menos watts do que as lâmpadas incandescentes, o que resulta em uma significativa economia no final do mês.

Invista em equipamentos mais modernos

Em alguns casos, investir em novos equipamentos também é uma forma de economizar em longo prazo. Equipamentos eletrônicos como monitores de computador, refrigeradores e ares-condicionados, se forem muito antigos, podem gastar muito mais energia elétrica. Os modelos novos possuem tecnologias que permitem uma grande economia.

Aproveite a luz natural

Em algumas empresas, é possível observar alguns hábitos como o acendimento de luzes logo pela manhã. Muitas vezes, essa atitude é desnecessária e pode ser substituída pela abertura de janelas e cortinas, deixando a luz do sol entrar e iluminando o ambiente de maneira natural. Vale a pena investir em ambientes com muitas janelas, pois além de trazer mais vida para a empresa, ajuda na economia de energia elétrica.

Instale sensores de movimento

Em locais menos movimentados, como corredores e halls de entrada, é possível instalar sensores de movimento, que detectam a presença das pessoas e acendem a luz durante o período em que elas estiverem no ambiente. Essa atitude pode evitar que uma luz fique acesa intermitentemente, gerando ainda mais redução nos gastos.

Evite cores escuras

As cores escuras no ambiente de trabalho absorvem a luz e o calor, necessitando de maior iluminação artificial e refrigeração. As cores mais claras, ao contrário, refletem a luz e proporcionam mais claridade e frescor ao ambiente, evitando o excesso de ar-condicionado e lâmpadas acesas.

Conscientize os funcionários

De nada adianta os administradores da empresa tomarem grandes atitudes para economizar energia e não informarem seus funcionários sobre como cada um pode fazer sua parte. É importante instrui-los para que desliguem seus computadores se forem ficar ausentes por mais de uma hora ou deixe-o ligado apenas no modo Stand By, durante o almoço, por exemplo. Conscientizá-los também sobre o acendimento de lâmpadas, abrir e fechar constante das portas de refrigeradores e sobre como utilizar corretamente o ar-condicionado é importante e pode fazer muita diferença.

Faça a manutenção adequada dos equipamentos

O ar-condicionado, por exemplo, necessita de limpeza profissional indicada a cada seis meses. Caso ele fique muito sobrecarregado, pode acarretar em uma série de transtornos, como a proliferação de ácaros e bactérias e o gasto excessivo de energia elétrica. Faça uma manutenção constante de todos os equipamentos eletrônicos de sua empresa e verifique também a parte elétrica, como o funcionamento adequado das tomadas.

Com algumas atitudes simples, economizar energia na empresa pode se tornar um hábito que faz bem para o bolso e para o meio ambiente. Apostar em investimentos que podem trazer economia em longo prazo é uma atitude inteligente e pode te ajudar a poupar muito no final do mês.

Você tem alguma dica imperdível para economizar energia na empresa? Compartilhe conosco, escreva seu comentário!