Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Eficiência energética na indústria: conheça 5 melhores práticas

Um dos fatores mais relevantes dentro dos processos industriais é a energia. Para a competitividade nacional, não é suficiente pensar apenas na qualidade dos produtos, os custos que envolvem todas as etapas também devem ser levados em conta.

Segundo a Confederação Nacional das Indústrias, até 40% do custo de produção pode ser originado pelo valor da energia elétrica consumida e, apesar da alta eficiência energética brasileira dos últimos anos, em função da crise hídrica que vivemos e da alta carga tributária cobrada, a economia de energia se tornou uma das maiores preocupações industriais.

Mesmo que o país ainda não esteja próximo de solucionar essas questões, algumas atitudes simples e eficazes podem fazer a diferença no bolso das empresas.

Quer reduzir a conta de luz e aumentar a eficiência energética na indústria? Então confira as cinco dicas que temos para você:

1. Faça avaliações do seu consumo

É muito importante que você entenda o que está pagando. Para obter essa informação, uma boa sugestão é marcar avaliações periódicas do seu consumo energético. As análises informam a quantidade gasta com cada setor e propõem melhorias, bem como classificam o nível do consumidor.

Muitas vezes, o valor pago está acima do necessário em função de uma classificação errada. Para isso, procure junto a sua companhia elétrica um profissional que possa fazer essa avaliação de acordo com as características da empresa e, também, indicar as melhores formas para economizar.

2. Invista em automação

Quando os processos são simplificados e acelerados, a economia chega a diversos âmbitos. Ao substituir trabalhos para formas automatizadas, você estará elevando as etapas produtivas ao máximo de eficiência e ao mínimo de desperdícios.

Automatizar a própria iluminação de sua indústria é uma boa sugestão para economizar energia e melhorar o desempenho.

3. Invista em iluminação com LED

Uma ótima alternativa para a economia de luz é a substituição das lâmpadas comuns por iluminação LED. Os modelos são mais eficazes, fornecem luz mais intensa, gastam menos energia, são mais duradouras e, mais do que isso, facilitam a automação industrial.

Se você quer otimizar tanto na economia quanto na claridade, não há dúvidas de que essa troca é indispensável.

4. Otimize o aproveitamento de luz natural

Além de efetuar a troca das lâmpadas comuns por produtos de LED, você precisa aproveitar um recurso gratuito e muito eficaz: luz natural, simples assim!

Para fazer isso da melhor forma, você pode ampliar janelas e optar por divisões e telhas translúcidas, como as de vidro ou acrílico. Também utilize cores claras nas paredes para deixar a luz refletir e clarear ainda mais os ambientes.

5. Compre produtos PROCEL

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) trata de uma alternativa do Governo Federal para incentivar economia, combater o desperdício energético e levar informação aos consumidores.

Quando um produto recebe Selo PROCEL, ele apresenta a garantia de eficiência energética. Se você optar por esses produtos eletrônicos marcados pelo programa, estará contribuindo com o meio ambiente e com a redução da sua conta ao final do mês.

Gostou das dicas? Então você está pronto para repensar os gastos em sua empresa e aplicar os conhecimentos adquiridos em eficiência energética na indústria!

Aproveite também para ampliar conceitos sobre o tema: clicando aqui você encontra um material completo sobre como economizar energia no verão e, aqui, você pode entender um pouco mais sobre as lâmpadas de LED no ambiente corporativo.