Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Iluminação 3D: 7 curiosidades que não te contaram!

Quando falamos em 3D, a primeira concepção que nos vem à mente é o efeito de sobreposição de imagens em vídeos, filmes e jogos. Contudo, o termo 3D refere-se às três dimensões visuais: altura, largura e profundidade.

Essas três dimensões só podem ser percebidos por nossos olhos por conta da iluminação. É a mistura entre ausência e presença de luz que nos permite perceber as dimensões de um objeto ou pessoa em uma imagem.

No artigo de hoje você entenderá que a iluminação 3D é crucial na captação de imagens, além de conferir algumas curiosidades interessantes.

O que é iluminação 3D?

Também conhecida como iluminação dos 3 pontos, a iluminação 3D é uma técnica que consiste em utilizar 3 fontes distintas de luz para iluminar uma pessoa ou objeto em uma cena dentro de um ambiente.

A técnica de iluminação 3D é muito utilizada em mídias visuais, como:

  • fotografias;
  • filmes;
  • vídeos.

Quais as vantagens de utilizar iluminação 3D?

Dentre as principais vantagens de se utilizar a iluminação 3D está a possibilidade de “modelar” o objeto ou pessoa enquadrado na imagem de acordo com a atmosfera desejada.

Como citamos anteriormente, as três fontes de luz são utilizadas para dar profundidade à imagem de forma natural, de modo que quem assiste a cena ou vê a imagem em questão não possa perceber a aplicação da técnica.

Como funciona a iluminação 3D?

A técnica está no jogo de iluminação de 3 pontos, ou seja, a intenção é eliminar a uniformidade da iluminação e utilizar o posicionamento das 3 fontes de luz de modo que se possa controlar a profundidade (dentre outros aspectos) na imagem focada.

Para entender como funciona a iluminação 3D é importante conhecer as 3 luzes básicas:

Key Light ou Luz Principal

Na iluminação 3D, a Key Light é com certeza a luz mais importante. Posicionada a frente do objeto ou pessoa a ser enquadrado, é ela quem definirá a iluminação principal da imagem.

Em geral é uma luz concentrada e focada diretamente, causando sombras acentuadas quando apenas está ligada.

Fill Light ou Luz de Preenchimento

Na técnica de iluminação 3D a Fill Light é a luz lateral, ou seja, a luz que é posicionada ao lado do objeto ou pessoa que está sendo gravado.

Sua finalidade principal é suavizar as sombras que são acentuadas pela Key Light, preenchendo os espaços “vazios” que causam essas sombras. Por isso o seu nome “luz de preenchimento”.

Backlight ou Contraluz

Como o próprio nome já diz, Backlight é a luz é posicionada atrás do objeto ou pessoa que está sendo enquadrado na imagem.

Ela é responsável por causar a impressão 3D, pois tem a finalidade de modelar através do realce dos detalhes, além de evidenciar a distância entre o objeto/pessoa e o fundo do cenário.

A Backlight é posicionada diametralmente oposta à Keylight e à Fill Light.

Como aplicar a iluminação 3D?

Comece com a iluminação que tem menor efeito primeiro

Se você começar com a luz mais intensa, dificilmente conseguirá notar a diferença que a luz com menor efeito causa na imagem focada.

Use o contraste a seu favor

O contraste é uma poderosa ferramenta e pode ser usado para elevar o tom dramático de suas fotografias.

Use cores quentes contra cores frias, ou use uma potente fonte de luz ao lado de fontes fracas. A criatividade é o seu limite.

Crie uma composição

Não se limite apenas ao objeto principal da imagem. Utilize as luzes para guiar os olhos do espectador por todo o cenário até o seu foco principal.

A composição é a soma perfeita e natural de tudo que está enquadrado na imagem.

A iluminação 3D é muito utilizada em fotografia ou gravação de produtos. Mas também costuma ser utilizada para iluminar pessoas em cenas, vídeoclipes, entrevistas, peças de teatro e outras produções audiovisuais.

Gostou do artigo de hoje? Então siga a Eletro Energia no Facebook para acompanhar nossos posts!