Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Iluminação de LED para supermercados: conheça 4 vantagens

Quando entramos em um supermercado, sabemos exatamente onde estão os itens em destaque: os principais produtos e promoções são organizados de forma impecável, tudo planejado para que o cliente se sinta bem e possa realizar suas compras tranquilamente.

Contudo, se a iluminação for mal projetada, com lâmpadas fluorescentes que afetam a visibilidade do produto, até mesmo o tempo que o consumidor permanece no local pode ser afetado. Com isso, toda a organização e planejamento podem ser arruinados num piscar de olhos.

Se você tem um cliente que tem um supermercado e está pensando em fazer ajustes na iluminação do local, que tal aproveitar a oportunidade para sugerir o uso de iluminação de LED?

Quer entender como isso pode fazer a diferença no seu empreendimento? Continue a leitura e conheça algumas vantagens da iluminação de LED para supermercados!

1. Baixo custo de manutenção

Você sabia que as lâmpadas e luminárias de LED não necessitam de reatores? Com isso, você já elimina a necessidade e a frequência da manutenção periódica para a aquisição de novos reatores.

Elas também não possuem mercúrio e nem fósforo, elementos químicos que, quando descartados irregularmente, podem contaminar o solo, o ar, a água, os animais e até mesmo o homem.

Além de contribuir de forma significativa para o meio ambiente, a iluminação de LED também minimiza os custos gerais, visto que não necessita de um descarte especial como a iluminação fluorescente exige.

2. Maior economia

Eliminando o descarte especial e a aquisição de reatores tradicionais, o supermercado economizará. Mas não para por aí! Em comparação com a iluminação fluorescente, as lâmpadas e luminárias de LED podem reduzir o consumo energético entre 50 a 80% em um determinado período, tendo ainda a durabilidade média de 50.000 horas.

Imagine um supermercado que funcione 24h: utilizando a iluminação de LED, ele teria uma autonomia de aproximadamente 5 anos e meio sem interrupções ou falha no sistema luminotécnico.

Consequentemente, esta durabilidade reduzirá a necessidade de manutenção dos equipamentos. Iluminação de LED é apenas uma das formas de economizar energia na empresa.

3. Produtos frescos e bonitos por mais tempo

A iluminação fluorescente emite luz UV (ultravioleta) e calor, que podem afetar a qualidade e a aparência dos produtos. Utilizando o LED como fonte de iluminação, os alimentos terão as texturas realçadas e também terão as características originais preservadas por mais tempo, permanecendo mais naturais e atrativos para o consumidor.

E tratando de alimentos expostos, outra vantagem de se utilizar iluminação de LED para supermercados é que essas lâmpadas não atraem moscas ou outros insetos. Com isso, o supermercado reforçará sua preocupação com a higiene e comercialização de produtos de excelente qualidade.

4. Melhoria do ambiente

Enquanto uma iluminação inadequada pode arruinar facilmente a sua proposta de atrair o olhar do consumidor em determinado ponto de venda, a iluminação certa favorece — e muito! — essa experiência.

Com um projeto de iluminação adequado, que utiliza as lâmpadas corretas, seus clientes se sentirão à vontade para permanecer por mais tempo no supermercado, sem serem incomodados pela tonalidade da luz ou até mesmo pelo calor.

Além disso, direcionar a iluminação de acordo com o produto irá torná-lo mais atrativo aos olhos do consumidor. Portanto, é importante conhecer os clientes e os seus interesses, assim como entender a relação das lâmpadas LED e a temperatura cores.

Essas são apenas algumas vantagens da iluminação de LED para supermercados. Lembre-se que não basta apenas trocar o seu sistema luminotécnico atual por um em LED: é preciso se dedicar também ao projeto elétrico da obra, pois nele estarão listados todos os materiais necessários para a instalação e como ela deve ser feita, garantindo a segurança de todos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja aqui a importância de um projeto elétrico em uma obra!