Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Lâmpada e luminária: como integrá-las adequadamente?

O arranjo luminoso dos ambientes faz toda diferença na decoração: ele é capaz de destacar elementos, valorizar tonalidades e texturas, criar efeitos visuais, influenciar sensações nas pessoas e muito mais!

Por esse motivo, a escolha de lâmpada e luminária deve ser feita considerando critérios de funcionalidade, design, temperatura de cor e outros fatores imprescindíveis ao clima de conforto da casa.

Para evitar erros e usar a iluminação a seu favor, é preciso traçar um planejamento de harmonização a partir do seu gosto pessoal e das características do décor. Quer saber como fazer essa integração de maneira prática? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Escolha o tipo de luminária

É necessário que o modelo da luminária combine com os demais elementos decorativos da casa. Então, analise o estilo de décor do seu lar (escandinavo, minimalista, moderno, rústico, etc) e pesquise peças de acordo com ele.

Nesse momento é interessante pesquisar referências na internet para se inspirar — e o Pinterest é uma ótima ferramenta para isso!

Veja 6 tipos de luminárias e suas características:

Plafon

Esse modelo é elegante e bastante usado em ambientes que necessitam de iluminação uniforme, como banheiros, cozinha e home office. Por isso, o plafon vai muito bem com lâmpadas branco frio ou natural.

Lustre

De visual clássico, os lustres costumam ter detalhes em vidro ou cristal. São ótimos para compor uma aparência sofisticada em salas de jantar, principalmente. Neles, podem ser aplicadas lâmpadas de diferentes temperaturas de cor (quente, neutro, frio).

Pendente

O pendente atende a variados estilos de decoração, que vão desde o industrial até o moderno. Como o nome já diz, trata-se de um tipo de luminária suspensa excelente para dar destaque a bancadas, mesas, sofás, etc.

Embutida

As embutidas ficam instaladas no forro com o objetivo de melhorar a incidência de luz, criar pontos de atenção e proporcionar aparência clean ao ambiente. Para esse caso, as lâmpadas de LED são as mais indicadas.

Arandela

Ideal para lugares da casa que não precisam de luz direta, como corredores e quartos, as arandelas transmitem a sensação de aconchego e ficam ótimas com lâmpadas branco quente.

Selecione lâmpadas adequadas

Além de decidir a temperatura de cor (branco, neutro, quente), você também deve analisar requisitos como economia e durabilidade. Observe as principais opções de lâmpadas:

LED

Modernas e econômicas, as lâmpadas de LED chegam a 50 mil horas de vida útil. Seu preço inicial é maior do que de outros tipos, porém, devido a redução de energia a longo prazo, o investimento vale a pena.

Incandescente

Apesar de populares pelo preço baixo, as incandescentes consomem mais energia (quando comparada a outras opções) e duram aproximadamente mil horas, apenas. Especialmente no verão, elas devem ser evitadas porque emitem calor.

Halógena

As halógenas tem funcionamento muito parecido com as incandescentes, mas sua capacidade luminosa é maior. Elas são excelentes para direcionar luz e realçar objetos.

Fluorescente

O preço das fluorescentes é mais acessível e a qualidade é boa. Sua durabilidade é de 6 a 24 mil horas e economiza energia elétrica.

Integre lâmpada e luminária considerando a funcionalidade

No momento de integrar esses dois elementos e posicioná-los, é preciso considerar as características funcionais de cada cômodo. Por exemplo: em espaço da casa destinados a descanso, como salas e quartos, prefira as arandelas ou pendentes com lâmpada amarelada.

Já para lugares de concentração, como cozinhas e home office, é interessante usar luminárias embutidas ou plafon com lâmpadas brancas.

Levando em conta os aspectos decorativos da casa e os efeitos desejados nos diferentes ambientes, você conseguirá integrar lâmpada e luminária ao décor de maneira eficiente. Assim, todos os elementos serão valorizados e receberão destaque especial!

Gostou de saber mais sobre o uso de lâmpadas e luminárias? Quer continuar se informando sobre o assunto? Confira agora 5 tendências de iluminação para 2017 e fique por dentro das maiores novidades para esse ano!