Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Lâmpadas de LED: 4 motivos que explicam porque elas ganharam mercado

Nós já explicamos os motivos pelos quais as lâmpadas de LED são verdadeiras revolucionárias no mercado da iluminação, principalmente por trazerem um excelente custo-benefício para os mais variados projetos.

Neste post, falaremos mostraremos 4 benefícios que explicam por que as lâmpadas de LED estão ganhando cada vez mais espaço nas indústrias e residências. Acompanhe!

1. As lâmpadas de LED já alcançaram todos os tipos de consumidores

Segundo estimativas da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (ABilumi), os produtos de LED devem representar 70% do total mundial do mercado de luminárias até 2022. Existem dois grandes fatores responsáveis pelo aumento dessa demanda:

 

      • o primeiro deles é a queda do preço de produção do LED nos últimos anos, fazendo com que o custo caísse pela metade entre 2014 e 2015, e continuasse em queda nos meses que se seguiram. Esse foi um fator decisivo para que a tecnologia deslanchasse;

 

      • o segundo fator foi a crise energética brasileira. Mesmo que estes produtos sejam mais caros que outros tipos de iluminação, eles representam um excelente custo-benefício por conta da durabilidade, que pode chegar até 25 anos.

 

Isso fez com que as famílias e as indústrias brasileiras, em meio ao constante aumento das contas de energia elétrica, optassem pela substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de LED.

As pessoas rapidamente viram retornar o investimento feito, uma vez que o produto é 50% mais econômico que as lâmpadas fluorescentes e 90% mais econômico que as antigas incandescentes.

2. Podem ser utilizadas em todos os lugares

A tecnologia das lâmpadas de LED pode ser utilizada em diversos ambientes: casas, comércios, indústrias, escolas, estádios, parques, praças e até mesmo em postes de iluminação pública.

Falando em iluminação pública, os benefícios da utilização do LED vão além da grande economia para os cofres públicos e da maior segurança à população.

 

Como o índice de ofuscamento é bem menor (a luz é mais bem direcionada), é possível, inclusive, a melhor visualização das estrelas à noite.Isso porque o foco é direcionado à pavimentação. Países como os Estados Unidos, por exemplo, levam esse fator muito a sério.

3. Apresentam grandes benefícios para a indústria

A constante busca pela redução dos gastos com energia elétrica nas indústrias é um dos principais motivadores da troca das lâmpadas convencionais pelas de LED. E não é para menos: os benefícios para os empreendedores são muitos e podemos citar alguns deles:

Baixa manutenção

Imagine uma grande indústria com pé direito altíssimo nos galpões e maquinários imensos numa linha de produção contínua. A constante manutenção exigida pelas lâmpadas convencionais precisa de um verdadeiro esquema tático, com andaimes, mão de obra e até paralisação da produção.

 

Em contrapartida, a lâmpada de LED alia alta tecnologia a uma baixa manutenção, pois sua durabilidade é bem maior que as lâmpadas convencionais e suportam mais a presença de pó, fuligem, oscilações elétricas e impactos mecânicos.

Automação

Pelo fato de ser uma luz eletrônica, ela proporciona a inserção de um gerenciamento e monitoramento de forma remota, ou seja, com controles independentes como o controle de fluxo da luz, dimerização e consumo — tudo via computador.

Diminuição do calor dentro de galpões

Enquanto as lâmpadas convencionais tornam ambientes fechados desconfortáveis por emitirem calor, as lâmpadas de LED não causam essa sensação, porque há pouquíssima emissão. O sistema conta com dissipadores que removem o calor gerado pela conversão da eletricidade em luz — o que também ajuda a aumentar a vida útil do produto.

4. São aliadas na economia das casas

Com tantos benefícios para os mais variados setores, as vantagens não poderiam deixar de ser percebidas também nas casas, que cada vez mais contam com projetos de iluminação com LED, proporcionando:

 

    • durabilidade;

 

    • emissão quase nula de raios infravermelhos e UV;

 

    • sustentabilidade (materiais 100% recicláveis);

 

    • eficiência;

 

    • grande economia na conta de energia.

 

Diante de todos esses argumentos, não é difícil compreender porque as lâmpadas de LED estão conquistando cada vez mais o mercado consumidor. E com mais pessoas aderindo a essa prática, maiores são as chances de os preços ficarem ainda mais baixos.

E por falar em preços mais baixos, que tal poupar dinheiro na conta de luz? Confira nossas 8 dicas para economizar energia elétrica em casa!