Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

Lâmpadas de led: vale a pena?

A sustentabilidade é um dos temas mais em evidência no momento. Tanto as empresas como as pessoas vêm tentando se adaptar ao máximo, para reduzir ou até extinguir qualquer alteração nociva que possam trazer à natureza. E isso, claro, passa por consumir menos eletricidade. E a responsabilidade por essa economia, fica a cargo das lâmpadas de LED.

O diodo emissor de luz, mais conhecido por sua sigla em inglês LED (Light Emitting Diode), tem chamando bastante atenção, principalmente, por ser uma alternativa de fácil acesso. Seu uso em substituição a lâmpadas convencionais vem apresentando muitas vantagens e por isso seu consumo não para de crescer. Confira a seguir uma lista dos benefícios de se usar este tipo de lâmpada.

Os benefícios das lâmpadas de LED

Economia de energia

O principal benefício das lâmpadas de LED é, obviamente, a economia de energia. Elas são altamente eficazes, especialmente se comparadas com as tradicionais lâmpadas incandescentes. Elas permitem um gasto que chega a ser 90% menor na conta de luz. Quando você faz essa escolha em sua residência, seus custos com eletricidade despencam.

Baixo custo de manutenção

As lâmpadas de LED também são econômicas em termos de manutenção. Elas podem chegar a 50.000 horas de vida útil (o que é equivalente há 17 anos se ela for ligada 8 horas por dia!). Enquanto isso, as incandescentes não passam de 1.000 e as fluorescentes possuem em torno de 6.000. Especialmente em locais onde a instalação é complicada ou dispendiosa, isso pode reduzir consideravelmente seus gastos.

Segurança na instalação e operação

As lâmpadas de LED operam em baixa voltagem e isso acaba gerando pouquíssimo calor, especialmente se comparadas às lâmpadas incandescentes. Você pode trocá-las mesmo que estejam acesas há tempos, sem ter que esperar que esfriem.

Isso proporciona mais segurança aos usuários tanto durante sua instalação e quanto operação. Elas também conseguem resistir a grandes variações de temperatura e vibração, não sendo frágeis e raramente se quebrando, reduzindo o risco de cortes e machucados.

Alta qualidade da cor

Muitas pessoas reclamam das lâmpadas fluorescentes pela sua baixa qualidade de iluminação. Apesar de serem econômicas em relação às incandescentes, elas acabam não proporcionando um bom conforto visual e prejudicam atividades mais exigentes, como a leitura ou escrita.

Já as lâmpadas LED possuem uma grande versatilidade de cores, com um ótimo índice de rendimento cromático. Além disso, proporciona um excelente conforto visual e permite que o usuário exerça as atividades que bem desejar.

Arranque rápido

Outra reclamação de quem utiliza lâmpadas fluorescentes diz respeito ao arranque: depois que você liga o interruptor, elas demoram a alcançar um nível bom de iluminação. Ao contrário delas, as lâmpadas de LED têm um arranque extremamente veloz e possibilitam até a criação de efeitos de flash. Para quem não gosta de perder tempo, definitivamente essa é a escolha certa.

Proteção do meio ambiente

As lâmpadas LED são recicláveis, duráveis e não contaminam a natureza. Elas também não emitem raios ultravioletas ou infravermelhos, o que possibilita que sejam perfeitamente usadas para a iluminação de jardins, parques e vegetações, sem risco de danos ou prejuízos.

Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes.

Viu como as lâmpadas de LED podem ser uma ótima opção para você? Se ainda ficou com dúvidas ou quer dar a sua opinião, deixe um comentário aqui no blog!