Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

LED: a melhor opção para sua nova casa

A cada ano, novas tecnologias e aparelhos para uso em residências surgem no mercado. O desenvolvimento tecnológico, além de facilitar muitos aspectos da nossa vida, também nos ajuda a poupar energia elétrica, que fica cada vez mais cara. Encontrar formas de economizar energia sem perder a eficiência é uma busca constante, na qual a tecnologia LED veio para ajudar. Saiba mais sobre seus benefícios e entenda os motivos para ter essa opção em casa!

Por que usar iluminação de LED

O sistema de iluminação em LED (Light Emitting Diode ou diodo emissor de luz) é uma tecnologia de condução de luz abastecida por energia elétrica. Seu funcionamento para gerar iluminação é diferente do convencional, pois se trata de um condutor que, quando energizado, emite luz visível a olho nu.

Atualmente, tem se tornado preferência em diversos locais como possibilidade de economizar energia na geração de diferentes luminosidades. Nas residências, o LED também pode ser aproveitado na iluminação de diversos ambientes, auxiliando o consumidor na diminuição do desperdício energético e economia financeira.

A substituição de lâmpadas convencionais pode ser feita em qualquer casa, portanto, a dica para quem está construindo um novo lar ou realizando reformas é aproveitar o embalo da mudança para incluir o LED em toda área de convivência.

A iluminação por meio do sistema de LED já foi adaptada a diferentes produtos eletrônicos de uso diário, incluindo os equipamentos públicos e domésticos – postes, notebooks, sinalizadores, semáforos, outdoors. Além dessa flexibilidade de uso, preparamos uma lista com outros benefícios que podem ser garantidos com a inclusão do LED na sua casa.

Não aquece

Ao contrário da iluminação convencional produzida pelos sistemas incandescente e fluorescente, a luz emitida pelo LED não emite calor. Isso ocorre porque, apesar de seu sistema aquecer no contato com a energia, essa lâmpada não possui dissipadores de calor como as convencionais. São esses dissipadores que emitem o calor para o ambiente e, na sua ausência, não há aquecimento. Curiosamento, é por esse motivo que a luz LED costuma ser chamada de luz fria.

Vida útil prolongada

Mesmo sendo mais cara no mercado, a lâmpada LED dura mais tempo do que as convencionais incandescentes e fluorescentes. Sua vida útil costuma variar de uma marca para outra, girando em torno de 15 mil a 50 mil horas de duração.

Eficiência com menor consumo

Uma lâmpada LED tem o mesmo poder de iluminação que uma lâmpada incandescente de 60 watts ou uma fluorescente de 15 watts. Enquanto a incandescente dura em média mil horas, a fluorescente dura 8 mil horas. Com uma lâmpada de LED você garante o a mesma eficiência de ambas durante aproximadamente 15 mil horas, ou seja, quase o dobro do desempenho da lâmpada fluorescente. E isso utilizando apenas 10 watts.

Preservação de recursos

Como duram menos, as lâmpadas convencionais precisam ser trocadas com maior frequência, especialmente as incandescentes. Com isso, torna-se necessária uma maior quantidade de matéria-prima para a produção de lâmpadas, incluindo nesse custo as embalagens e outros produtos usados indiretamente na comercialização.

Imagine então o alívio para o meio ambiente quando você opta por trocar as lâmpadas a cada 10 ou 15 anos em vez de fazê-lo a cada 50 ou 60 dias. Vale a pena, não é?

Se quer aproveitar todos os benefícios sem investir muito em um primeiro momento, indicamos que a substituição da luzconvencional pela de LED seja feita aos poucos. Você pode começar utilizando as novas lâmpadas em cômodos mais frequentados da casa, o que já proporcionará uma boa economia de energia elétrica ao longo do tempo.

Então, já decidiu trocar suas lâmpadas pelas de LED? Gostaria de contribuir com o post ou esclarecer dúvidas sobre a tecnologia? Fique à vontade para comentar!