BLOG

eletro@thiago

DIY: 3 tipos de luminárias de LED fáceis de fazer

DIY: 3 tipos de luminárias de LED fáceis de fazer

Com a crescente necessidade de reduzir o consumo de energia elétrica, as luzes de LED têm sido grandes aliadas na hora de tornar a sua casa mais sustentável. Além disso, criado pelos japoneses na década de 90, o LED é uma das iluminações artificiais mais eficientes que existem.

Que tal usar essa tecnologia, que reduz em até 80% o consumo de energia, para criar luminárias de LED bastante fáceis de fazer? Utilize seus conhecimentos em elétrica para brincar um pouco de decoração. Vamos aprender?

1. Luminária de LED com garrafas de bebida

Esse modelo de luminária tem feito muito sucesso na internet e seus filhos, com certeza, vão adorar a peça! Além de ficar bastante criativa, a ideia ainda é sustentável, já que recicla garrafas de vidro para iluminação de ambientes.

Escolha uma garrafa vazia de bebida e faça um furo bem perto de sua base. Depois, é só preencher todo o seu interior com aquelas luzes de natal feitas de LED(o famoso pisca-pisca). Deixe somente a tomada para fora do buraquinho inferior e pronto: É só ligar a luminária na energia.

2. Luminária com buquê de LEDs

Essa luminária de LED é mais básica, mas você pode usar sua imaginação para montar suportes interessantes. Ela também conta com materiais recicláveis e é simples de fazer, podendo ser usada como luminária para  ler livros, por exemplo.

Você só precisa de uma bateria de 9V, de três luzes de LED, um clipe para a bateria, botão interruptor e fios rígidos reaproveitados de equipamentos velhos. Para ajudar na montagem, você só precisará de um aparelho de ferro de solda.

Cada LED possui dois fios, um mais curto, que é o pólo negativo, e outro comprido, que é o positivo. Pegue três LEDs e torça os seus fios opostos. Para ligá-los à bateria, você utilizará o clipe.

Os fios rígidos serão soldados no clipe, de forma que garantam melhor funcionamento para a luminária. Para conectá-lo à bateria, é só unir o fio positivo do LED com o pólo negativo da bateria, e o contrário com a outra ponta.

Para ficar melhor, escolha um ponto do fio entre o LED e a bateria e faça um corte. Descasque um pouco as duas pontas e solde-as em um interruptor. Dessa forma, a luminária funcionará perfeitamente, quando você quiser!

3. Luminária de LED em bambu

Outra forma criativa e simples de montar uma luminária de LED é utilizando o bambu como base estrutural. Você só vai precisar de lâmpadas de LED, de um reator e de um dissipador de calor.

Você precisa somente soldar os componentes, fixando a lâmpada de LED na luminária. O bambu é um item muito utilizado em decoração e oferece muitas possibilidade de formatos de luminárias. Você pode usar sua imaginação e desenvolver peças incríveis e bastante criativas.

Você gostou das ideias de luminária de LED? Elas são extremamente fáceis de fazer e são uma opção criativa e econômica para decorar ambientes. Se ficou alguma dúvida ou se você tem mais alguma ideia interessante, deixe seu comentário aqui no post!

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA