BLOG

eletro@thiago

Entenda o papel da iluminação no ambiente de trabalho

Entenda o papel da iluminação no ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho é formado por diversos fatores. Dentre eles, podemos destacar a relação harmoniosa entre os funcionários, bons equipamentos para garantir um desempenho que está dentro do esperado pela empresa, além de você se sentir bem fazendo aquilo que gosta: afinal, a maior parte do seu dia você passa no local onde trabalha. Além de tudo isso, você sabia que a iluminação no ambiente de trabalho também é fundamental para a sua qualidade de vida?

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar o papel fundamental da iluminação para um bom ambiente de trabalho. Continue a leitura!

Quais os benefícios de uma boa iluminação no ambiente de trabalho?

1. Melhor produtividade

Uma boa iluminação no ambiente de trabalho garante uma melhor produtividade do funcionário. A melhor visibilidade do posto de serviço influi diretamente no desempenho do trabalhador, pois a baixa iluminação causa fadiga e prejudica o sistema nervoso, fazendo com que haja uma má qualidade nos afazeres e com chances de causar, inclusive, acidentes.

2. Mais saúde e qualidade de vida

A tendência que o ser humano possui é trabalhar de acordo com a luz natural do dia. Por essa razão, as empresas devem aproveitá-la ao máximo, reduzindo as chances de afetar a saúde física e psicológica do funcionário causadas pela deficiência de luz. Nos casos em que não for possível aproveitar essa luz natural, as empresas precisam ter o cuidado para que o funcionário não fique exposto diretamente à luz artificial.

Essa dica é essencial para evitar acidentes, pois quando a pessoa está próxima de locais muito claros, janelas amplas ou luzes muito brilhantes, sua visão acaba perdendo o foco, ficando embaçada e, em alguns momentos, com a dificuldade de enxergar. Quando o funcionário trabalha com máquinas de grande porte e que oferecem riscos à sua integridade, situações como esta podem trazer riscos físicos, sendo extremamente prejudicial.

3. Evita o cansaço do funcionário e problemas visuais

Uma má iluminação, apesar de não causar danos permanentes para a visão do funcionário, pode trazer cansaço ao seu dia a dia, lacrimejamento e irritação. Além disso, o ressecamento dos olhos também pode estar ligado à iluminação. Segundo especialistas, tanto o excesso de luz quanto a falta pode alterar a lubrificação dos olhos, fazendo com que o funcionário tenha desconforto visual.

Outros problemas que podem ser causados pela má iluminação podem estar associados ao cansaço dos olhos, visão prejudicada, olhos avermelhados e pálpebras pesadas.

Como garantir uma boa iluminação no ambiente de trabalho?

Para que o ambiente de trabalho garanta uma boa iluminação ao funcionário é necessário que ela seja homogênea. É fundamental que todo o local seja iluminado por igual, sem variações de luz. Engana-se quem pensa que essa iluminação é apenas aquela que deixa o local mais claro. Deve-se ter a preocupação, também, com aquela proveniente dos computadores e dos utensílios de trabalho, como telefones e celulares, por exemplo.

Para evitar problemas oculares, o uso do colírio pelo menos três vezes ao dia pode ser essencial para que você consiga passar horas diante de um computador sem os problemas citados anteriormente.

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe a importância da iluminação no ambiente de trabalho, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades e conteúdos.

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA