BLOG

eletro@thiago

LED RGB: Entenda como funciona!

LED RGB: Entenda como funciona!

Se você chegou até este artigo, provavelmente já conhece os benefícios das lâmpadas LED, já leu sobre os principais tipos e agora procura se aprofundar no assunto e saber mais sobre o LED RGB, certo?

No post de hoje, você vai conhecer mais sobre esse LED e saber tudo sobre seu funcionamento. Acompanhe!

O que é o LED RGB?

O LED RGB, na verdade, é um conjunto de três LEDs encapsulados, cada um com uma cor distinta: o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). O RGB se refere, portanto, às cores primárias para a luz. Misturando-se as três e mudando suas intensidades individualmente, podemos fazer qualquer cor do espectro visível.

Eletronicamente, cada cor pode variar sua intensidade numa escala de 0 a 255 sendo que, quando combinadas as três cores, é possível a formação de mais de 16 milhões de cores diferentes – você pode brincar com as combinações neste criador de RGB.

Quais são os tipos de LED RGB?

Os LEDs RGB são encontrados em cinco diferentes tipos: transparente, difuso, bicolor, SMD e OLED.

LED transparente

São os três LEDs de cores diferentes – um vermelho, um verde e um azul – unidos em uma cápsula transparente. Se mais de um LED é aceso, é possível distingui-los, não sendo este tipo de LED indicado para colorização. Seu brilho é mais intenso que o do LED difuso.

LED difuso

A cápsula deste LED é feita com material translúcido, ou seja, não deixa a luz escapar diretamente. Quando mais de uma cor é acesa, elas se misturam dentro da cápsula, formando uma nova cor. Para colorização de ambientes, este é o tipo indicado.

LED bicolor

Seguem o mesmo princípio dos LEDs RGB, porém, só possuem duas cores – geralmente, o verde e o vermelho, mas existem outras opções disponíveis. Suas cores também podem ser combinadas para formar outras.

LED SMD

São LEDs muito pequenos, podendo chegar a 1 mm, muito usados em fitas e pequenos circuitos eletrônicos. São encontrados nos diferentes tipos citados acima.

OLED

OLED é a sigla para Organic LED (LED orgânico). Trata-se do tipo mais avançado, utilizado em telas de smartphones e TVs. Por ser uma tecnologia recente, ainda possui um alto custo.

Como escolho a cor do LED RGB?

Diferentemente de uma lâmpada comum, que você compra somente uma cor, no caso do LED RGB você compra as três cores em um único LED. Isso permite que você escolha e mude a cor quando quiser! Só que, para isso, você precisa de um controlador RGB.

O que é um controlador RGB?

O controlador RGB é um dispositivo projetado para controlar as cores, intensidade e efeitos de um LED RGB. Os controladores comerciais geralmente possuem um determinado número de cores pré-ajustadas e efeitos como flash e fade – efeito que diminui e aumenta a intensidade, além de controlar sua velocidade. Alguns modelos permitem que você personalize outras cores.

É possível construir um controlador caseiro com a placa arduino. Existem diversos tutoriais na internet ensinando como fazer.

Onde utilizar o LED RGB?

São diversas as possibilidades de uso do LED RGB, sendo que as principais estão na iluminação decorativa. É possível dar diferentes cores a jardins, decoração de festas, iluminação noturna de piscinas e substituir as tradicionais lâmpadas de natal por fitas LED RGB: é só usar a imaginação!

Gostou de saber sobre o LED RGB? Então leia nossas 5 dicas incríveis para iluminação em apartamentos, para utilizar seus novos LEDs coloridos!

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA