Ligue para nós

(62) 3254 8000

E-mail

falecom@eletroenergia.com.br

CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA

Já imaginou perder por ano ou talvez por mês, o valor equivalente ao valor de um carro popular, que você poderia adicionar a sua frota? Não é Inimaginável? Mas acredite. Isso é o que acontece com várias empresas que estão com sérios problemas relacionados a eficiência energética. Muitas dessas empresas só se deparam com o problema, após já estarem pagando multas elevadas na conta de energia por vários meses, devido ao baixo fator de potência.

Mas o que vem a ser o fator de potência? O fator de potência indica qual a porcentagem da potência total fornecida (kVA) é efetivamente utilizada como potência ativa (kW). Assim, o fator de potência mostra o grau de eficiência do uso dos sistemas elétricos. Valores altos de fator de potência (próximos a 1,0) indicam uso eficiente da energia elétrica, enquanto valores baixos evidenciam seu mau aproveitamento, além de representar uma sobrecarga para todo o sistema elétrico.

Quais os procedimentos que devo adotar para verificar se o fator de potência da minha empresa está satisfatório?  O primeiro passo deve ser solicitar a um profissional habilitado que realize uma análise em pelo menos suas três ultimas faturas de energia. Feito isso, e se foi detectada alguma anomalia, o próximo passo deve ser a montagem de um banco de Capacitores com um controlador automático, que será capaz de corrigir o fator de potência.

Pensando nessa necessidade, a Eletro Energia disponibiliza gratuitamente, através do seu Departamento de Engenharia, uma análise preliminar capaz de identificar todos os problemas com o fator de potência e a demanda contratada, que também gera multas. Caso seja necessário, montamos o painel para a correção e instalamos no local. Mande já suas três últimas contas para o email: automacao@eletroenergia.com.br, faremos a análise e posteriormente entraremos em contato.