BLOG

eletro@thiago

O que você precisa saber na hora de contratar um eletricista

O que você precisa saber na hora de contratar um eletricista

Contratar um bom eletricista, com certeza, não é uma tarefa fácil — principalmente se você não entende nada sobre o assunto. Hoje, os sistemas elétricos possuem tecnologias bastante elevadas, que podem complicar a vida de um técnico inexperiente ou desatualizado.

Por esse motivo, é importante fazer a contratação um eletricista qualificado. Sistemas elétricos são perigosos tanto para o dono da casa quanto para o eletricista — por isso, não se deve brincar com essa atividade!

Ao contratar um eletricista sem as devidas qualificações, sua propriedade estará sujeita a um incêndio — além disso, o trabalho não estará de acordo com a mais recente norma dessa área, o Código Nacional Elétrico. Um eletricista inexperiente e/ou desatualizado não estará apto para realizar as atividades de acordo com as regras elétricas atuais.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos os principais cuidados que você deve ter ao contratar um eletricista. Vamos lá?

Dê preferência para a qualidade — não para o preço

É fundamental fazer perguntas antes da contratação de um bom eletricista — mas, antes disso, você precisa estar ciente das suas reais necessidades. Isso não quer dizer que você precisa entender da parte técnica! Mas você precisa, sim, saber que, para todas as atividades que exigem um conhecimento técnico, existem também normas — que garantem a padronização, a funcionalidade e, principalmente, a segurança.

Normalmente, os eletricistas não estão devidamente capacitados para exercer a função — e isso os limita de fazer um trabalho de qualidade. Haverá os profissionais que tem qualidade técnica e que realizaram todos os cursos e treinamentos necessários, mas estes geralmente são aqueles que são descartados por causa do valoralto de seu orçamento. Esses são, justamente, os que você deve contratar!

Procure saber a qualidade de serviços anteriores

É importante avaliar os serviços já realizados pelo profissional — veja os detalhes, o capricho, a organização e a eficiência das instalações. Um bom profissional, com certeza, terá boas referências — e isso o ajudará a fazer a escolha certa na hora da contratação.

Desconfie se o profissional não indicar nenhum serviço já realizado — pode ser um sinal de que ele é inexperiente ou que seu serviço não é de qualidade. Encontrar uma mão-de-obra que realmente faça uma tarefa dentro dos padrões de qualidade e segurança exige esforço e paciência.

Faça um contrato de prestação de serviços

Após realizar a escolha do profissional, entre em contato com ele para definir as datas de início e entrega do serviço. Analise todo o trabalho com o técnico, a fim de argumentar sobre quaisquer aspectos que possam ter faltado ou, até mesmo, sido esquecidos.

Um item importantíssimo, que muitas vezes não é levado em consideração, é o contrato de trabalho. É necessário que todas as atividades que serão realizadas sejam especificadas detalhadamente em contrato, para evitar problemas futuros.

Isso deve incluir algo fundamental — as questões de Segurança do Trabalho. Informe que, em caso de acidentes de trabalho, o profissional estará responsável, e solicite também o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Serviços com eletricidade são bastante complexos — e, também, perigosos. Por isso, a importância de se contratar um eletricista que seja um profissional realmente qualificado. Gostou das nossas dicas? Tem outras dúvidas e sugestões sobre o assunto? Já passou por alguma experiência desagradável, nesse sentido? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA