BLOG

eletro@thiago

Projeto luminotécnico: saiba o que é e qual sua importância

Projeto luminotécnico: saiba o que é e qual sua importância

Aumentar a segurança, contribuir para o projeto decorativo e melhorar o conforto do ambiente: tudo isso é função de uma iluminação adequada e planejada! Hoje, é possível encontrar diversos produtos para esta função, mas um projeto luminotécnico ainda é fundamental para garantir que todos esses objetivos sejam alcançados.

Quer garantir que o seu ambiente seja iluminado corretamente? Entenda agora o que é projeto luminotécnico e veja como isso pode te ajudar a melhorar seu ambiente:

O que é um projeto luminotécnico?

O nome pode até parecer algo mais contemporâneo, mas os projetos luminotécnicos já existem há muitos anos — desde a aplicação da iluminação artificial nas casas e empresas.

Com a evolução tecnológica, é claro que esse setor também tem passado por modificações, com o surgimento de lâmpadas de materiais mais “ecológicos” e também com diferentes tipos de iluminação — que ajudam a atingir os objetivos mais diversos com o seu uso.

Apesar de todo esse avanço, muitos profissionais que trabalham no setor de construção ainda encontram dificuldades na hora de aliar os conhecimentos técnicos da área de iluminação com os desejos dos clientes, de modo a criar um projeto energeticamente eficaz e também agradável quanto à estética.

Assim, podemos compreender que o objetivo de qualquer projeto luminotécnico seja conciliar os produtos de iluminação, as técnicas mais adequadas e a vontade dos clientes, de modo a tornar os ambientes mais bonitos, seguros, agradáveis e eficientes.

O posicionamento da iluminação é tudo que importa?

Não. Embora a localização das luzes e o uso de lâmpadas adequadas a cada ambiente e intenção decorativa sejam de extrema importância, o projeto luminotécnico vai além disso. Afinal, também é preciso pensar em facilitar a localização das tomadas e dos pontos de telefone, de som, de luzes e de outros equipamentos que possam ser programados por um controle remoto.

Para isso, é muito importante que um especialista em projetos luminotécnicos seja capaz de pensar em todo o ambiente, conciliando o seu conhecimento sobre lâmpadas e iluminação com a busca pela eficiência energética e com o funcionamento das instalações elétricas de todo o espaço.

Como deve ser o projeto luminotécnico das áreas externas?

Muitas pessoas acreditam que os projetos luminotécnicos estão restritos aos ambientes internos, mas isso não é verdade. As áreas externas também podem se beneficiar muito com uma iluminação adequada, tornando alguns espaços (como o jardim e a piscina, por exemplo) muito mais bonitos e seguros.

Hoje, existem muitas tecnologias que permitem o uso de controles remotos automatizados, de modo a simular a presença de pessoas na residência (muito útil para quem viaja muito, por exemplo) ou criar alertas específicos de iluminação em casos de invasão.

Como é o projeto luminotécnico no interior da residência?

Dentro de casa, existem outros desafios importantes a serem considerados, já que a iluminação é indispensável para a percepção dos objetos no ambiente, bem como para promover uma sensação de aconchego.

Por isso, antes de definir quais e quantas lâmpadas deverão ser usadas, é fundamental analisar todo o ambiente, considerando a cor das paredes (já que as mais escuras necessitam de maior quantidade de luz), o uso do espaço, os móveis e os objetos de decoração e, claro, o que o cliente deseja com aquele projeto — tudo isso sem perder de vista a eficiência e a economia energética.

Em um quarto, por exemplo, a necessidade de iluminação pode ser diferente da sala de estar, já que ele pode contar com uma luz mais uniforme e indireta, além do uso de recursos adicionais como abajures e luminárias — sem esquecer que esse cômodo deve prezar pelo descanso e o relaxamento.

Já em uma cozinha, as necessidades são diferentes: é preciso enxergar com clareza e precisão o que está sendo feito. Assim, a iluminação direta é a mais eficiente. Caso esse espaço disponha de alguns pontos mal iluminados, as luminárias podem ser ótimas escolhas, ajudando a direcionar a luz e a aumentar a segurança.

Como pode notar, existem muitos detalhes envolvidos em um projeto luminotécnico e, por isso, é muito importante contar com profissionais que sejam capazes de conciliar o conhecimento técnico com os desejos dos clientes, buscando criar ambientes aconchegantes e econômicos.

Ficou mais fácil compreender a importância de um projeto luminotécnico em suas obras? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os amigos a entenderem como funciona um projeto luminotécnico!

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA