Posts recentes

Iluminação com Plafons

Afinal, o que é iluminação com plafons?

Essencial em um bom projeto de decoração, a iluminação pode oferecer mais acolhimento, bem-estar e produtividade em um ambiente. Para garantir esse conforto, é preciso pensar em todos os detalhes, que vão desde os pontos estratégicos de luz ao visual estético do cômodo.

Pensando em oferecer um resultado ainda mais agradável para os projetos de decoração, o mercado dispõe de diferentes modelos de itens exclusivos para complementar o seu espaço.

Iluminação com Plafons é o assunto de hoje. Essencial em um bom projeto de decoração, a iluminação pode oferecer mais acolhimento, bem-estar e produtividade em um ambiente.

Para garantir esse conforto, é preciso pensar em todos os detalhes, que vão desde os pontos estratégicos de luz ao visual estético do cômodo.

Pensando em oferecer um resultado ainda mais agradável para os projetos de decoração, o mercado dispõe de diferentes modelos de itens exclusivos para complementar o seu espaço.

Esse é o caso da iluminação com plafons.

Neste post, vamos explicar como funciona e qual o melhor jeito de investir no design da sua casa. Acompanhe!

O que é Plafon?

O Plafon nada mais é que um tipo de luminária versátil, capaz de fornecer iluminação direta, indireta ou a combinação de ambas.

Os plafons são altamente eficientes para iluminar com qualidade, especialmente quando contam com fechamento translúcido, que uniformiza a luz emitida pelas lâmpadas.

Ficam excelentes tanto em espaços mais técnicos quanto em áreas de descanso.

Como funciona a iluminação com plafons?

Prático e versátil, o plafon é um dos mais conhecidos tipos de luminárias, podendo ser instalado em qualquer ambiente.

Exclusivamente destinado às lâmpadas elétricas, esse modelo é utilizado de forma embutida ou, até mesmo, sobre a superfície original do teto.

De acordo com o seu projeto e o seu objetivo, você pode escolher entre uma iluminação com plafons que seja direta ou indireta.

Nos casos de iluminação direta, o seu ambiente será iluminado por completo e essa opção costuma ser mais indicada para cozinhas, escritórios e sala de jantar.

Já para uma iluminação indireta, a luz é direcionada ao teto e, depois de refletida, se propaga pelo local, criando um efeito aconchegante e suave, sendo uma opção ideal para ser instalada em quartos, sala de estar e salas de TV.

Quais os suportes para esse tipo de iluminação?

No mercado, há uma vasta diversidade de modelos de plafons, sendo quadrados, retangulares e redondos, e você pode escolher o ideal de acordo com o seu estilo de decoração.

Está em busca de um efeito mais sofisticado para o seu cômodo?

Para isso, a iluminação com plafons embutidos é a melhor escolha! Nesse caso, as lâmpadas são aplicadas diretamente no gesso, apresentando uma aparência com mais profundidade.

Nos casos dos modelos de pendentes, as lâmpadas ficam suspensas no teto, similar aos clássicos lustres.

Com um efeito tridimensional, essa opção costuma ser mais indicada para espaços que necessitam de iluminação direta.

Como usar iluminação com Plafons em cada ambiente?

Agora que você já sabe o que é uma iluminação com plafons, que tal descobrir a melhor alternativa para cada ambiente da sua casa?

Quartos e sala de estar

Nas salas de estar, de jantar e nas varandas, plafons com mecanismo de iluminação direta-indireta, combinados a lâmpadas em cor amarelada, ficam excelentes: a tonalidade traz maior conforto aos ocupantes e clareia o suficiente para que atividades como leitura sejam desempenhadas sem esforço visual.

Nesses espaços, os plafons que combinam vidro ou acrílico a tecidos, metais ou cristais proporcionam um efeito incrível!

Em varandas gourmet, assim como nas cozinhas, é interessante adicionar uma luminária na área de preparo de alimentos.

Entretanto, pela ocorrência de chuva e ventos, os modelos de vidro e acrílico são as opções mais higiênicas e seguras.

Os quartos e sala de estar costumam ser os espaços em que mais investimos a nossa personalidade.

Então, não tenha medo! Escolha peças diferentes e originais, ou seja, que reflitam o seu estilo pessoal.

Além de muito atual, um design diferenciado dará mais destaque ao seu ambiente.

Cozinha e lavabo

Quando falamos sobre a cozinha ou o lavabo, a higiene deve ser prioridade!

Por isso, priorize peças lisas e que facilitem na hora da limpeza.

Por se tratar de espaços com grande capacidade de acumular gordura e umidade, ou seja, são recomendados os modelos produzidos a partir de materiais que não oxidam, como o alumínio ou o aço.

Iluminação com Plafons nos Cômodos infantis

Para o quarto das crianças, é possível investir em uma iluminação com plafons infantis.

Se você estiver buscando por um visual mais lúdico, há diversas peças com personagens de desenhos animados, animais ou símbolos coloridos e divertidos.

Área externa

Para as áreas externas, como as garagens, os plafoniers são os mais indicados. Ou seja, essa variação dos convencionais plafons costuma ser utilizada em espaços em que a parte estética não é prioridade. No entanto, não é aconselhável instalar esse item em locais sem coberturas e com risco de chuva ou umidade.

Por fim, antes de adquirir a sua peça, preste atenção em fatores como o acabamento e a qualidade dos fios, e sempre verifique a compatibilidade da lâmpada com o modelo escolhido. Assim, você terá um ambiente incrível e seguro a todos!

Iluminação com Plafons no Setor de serviços

Em home offices, cozinhas, lavanderias e banheiros, o ideal é utilizar plafons de iluminação direta, com lâmpadas na cor branca. Esta deixa o corpo humano mais atento e reduz a chance de falhas em trabalho e estudo, bem como acidentes no manuseio de objetos cortantes e quentes. Além disso, a luz branca fria favorece o aspecto de limpeza.

Em bancadas de refeições ou de manuseio de alimentos, é indicado instalar iluminação de tarefa, ou seja, para evitar sombras que prejudiquem a visibilidade.

Em espaços com umidade, o ideal é escolher um modelo com bom grau de proteção e fechamento contra água e resíduos, para garantir que nenhuma peça interna seja danificada por conta das partículas em suspensão.

Pela facilidade de limpeza, os materiais mais indicados para esses ambientes são o acrílico e o vidro translúcidos, que uniformizam a luz.

Gostou das nossas dicas sobre iluminação com plafons? Para ficar por dentro de mais novidades sobre as melhores opções de iluminação para a sua casa ou escritório, se inscreva em nossa newsletter.

Compartilhe

ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

cta-mascote-form