Posts recentes

automação residencial na engenharia civil

Saiba das novidades sobre automação residencial!

A automação residencial na engenharia civil foi extremamente importante para o avanço e a consolidação do conforto e da comodidade em nossa sociedade. Graças a ela, é possível projetar e criar edificações prontas para atender a todas as necessidades de seus usuários. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram criadas, e as novidades sobre […]

A automação residencial na engenharia civil foi extremamente importante para o avanço e a consolidação do conforto e da comodidade em nossa sociedade. Graças a ela, é possível projetar e criar edificações prontas para atender a todas as necessidades de seus usuários.

Com o passar dos anos, novas tecnologias foram criadas, e as novidades sobre automação residencial tornaram o mercado consumidor muito exigente. Então, um engenheiro civil deve manter-se atualizado em relação a esses avanços, propondo soluções inovadoras em seus projetos.

Mas e você, conhece as novidades sobre automação residencial? No nosso post de hoje, mostramos os principais exemplos e explicamos a sua importância para o futuro da engenharia civil. Confira a seguir!

Sensores de presença

Os sensores de presença vêm ganhando cada vez mais espaço e utilidades no mercado. Em alguns casos, eles são posicionados em locais estratégicos de residências e edifícios para garantir a segurança de todos ao acender e apagar as lâmpadas. Com isso, qualquer movimentação suspeita pode ser contida e coibida.

Além disso, eles são usados em quartos, corredores e outros cômodos. Assim, o sistema de iluminação acompanha a movimentação de seus usuários e permite uma melhor experiência e aconchego.

Uma consequência direta desse fato é a redução do consumo de energia, já que as lâmpadas só serão utilizadas devido à presença de alguém, acabando com o desperdício.

Lâmpadas de LED

Aproveitando o gancho, as lâmpadas de LED consomem menos energia e não necessitam de manutenção.  Apesar de serem mais caras, elas são mais duráveis e chegam a funcionar entre 50 e 100 mil horas de uso. A iluminação pública também já começa a utilizá-las e está ganhando novos adeptos.

Sistema de monitoramento

A segurança é uma questão primordial para qualidade de vida de uma família. Sem ela, não se tem tranquilidade para realizar tarefas básicas do nosso dia a dia. Com o sistema de monitoramento residencial, você pode permitir aos seus clientes o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece em suas casas.

Controle a distância

Muito provavelmente, em algum filme, você já ficou espantado com a funcionalidade que certas casas apresentavam para seus moradores, não é mesmo?

Ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa em um dia de verão, acender o forno para preparar algum alimento e até mesmo o fechamento de janelas devido à excessiva incidência solar são apenas alguns benefícios do controle a distância promovido pelas novidades sobre automação residencial.

Utilizando tablets, celulares e outros utensílios que cabem na palma de uma mão, seus usuários conseguem ajustar o ambiente de suas moradias de acordo com suas necessidades.

Afinal, o que é automação residencial?

Basicamente, automação residencial é a possibilidade de usar a tecnologia para controlar e automatizar os aparelhos eletrônicos de uma casa. Pode ser que você conheça isso por outros nomes, como smart home ou casa inteligente.

Se nós estamos conectados 24 horas por dia, por que não usar isso também para facilitar a nossa vida, não é mesmo? Com o surgimento de várias opções de sistema de automação residencial, é possível ter mais conforto e segurança estando dentro ou longe de casa.

Como a automação residencial pode transformar a casa?

Existem vários “níveis” de automação residencial, já que você pode controlar só um objeto ou um ambiente inteiro. Um exemplo já bem conhecido é o sistema de irrigação programado para ativar sempre no mesmo horário.

Porém, hoje é também possível controlar a temperatura dos ambientes com um sistema de automação residencial e até mesmo acionar o sistema de home cinema, ligando todos os equipamentos necessários com apenas um toque.

Há ainda a possibilidade de programar o acionamento de um aparelho ou acioná-lo em um clique ou ainda fazer esse controle por um interruptor ou mesmo por um smartphone ou tablet.

O que posso controlar com a automação residencial?

Atualmente, a resposta para essa pergunta é quase tudo. Com a automação residencial de iluminação, por exemplo, você tem o controle integrado de toda a iluminação da casa, podendo, inclusive, definir “cenas” para ocasiões especiais, como para um jantar romântico ou para o momento de leitura.

Já com um sistema de sonorização, o som ambiente é completamente planejado e controlável. As caixas de som são estrategicamente posicionadas de acordo com o tamanho e as características dos ambiente.

Outra funcionalidade interessante é a automação da climatização, controlando aquecedores e ares-condicionados e podendo até mesmo criar funções como ligar e desligar em horários definidos.

Tenha mais segurança com a automação residencial

Tem muito mais que é possível comandar com a automação residencial, mas um grande trunfo dessa tecnologia é dar mais segurança às pessoas. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como com a visualização à distância de imagens de câmeras de monitoramento na casa ou com a abertura de portas com leitor biométrico.

Enquanto estiver de férias, você pode também simular presença controlando as portas ou mesmo programando as luzes dos cômodos.

Então, se muitas pessoas pensam que o custo da automação residencial é inacessível e a instalação é difícil, é importante pensar que isso é um investimento. O resultado final com certeza vai gerar uma satisfação imensa e mais qualidade de vida aos moradores da casa.

A importância das novidades sobre automação industrial

Como você já deve ter percebido, a automação residencial já é uma realidade em nosso mercado. Dessa forma, você deve utilizá-la para proporcionar uma experiência inovadora e extremamente benéfica para os consumidores em seus projetos.

A qualidade do serviço prestado por um engenheiro civil está relacionada às metodologias e tecnologias utilizadas em sua rotina de trabalho.

Como consequência disso, as novidades sobre automação residencial acima podem mudar a maneira como você executa seu trabalho, sem se esquecer da sustentabilidade e dos desejos dos seus clientes.

Então, comece a utilizá-las o quanto antes e se surpreenda com os resultados que estão por vir. Agora, assine a nossa newsletter e acompanhe os nossos lançamentos para ficar por dentro das soluções mais modernas e viáveis sobre os materiais elétricos!

Compartilhe

ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

cta-mascote-form