Posts recentes

Iluminação indireta

No tom certo! Saiba como usar a iluminação indireta em seu lar

A iluminação é algo essencial para a ambientação de qualquer espaço. Quando falamos em residências, uma iluminação mal feita pode prejudicar a decoração e deixar o ambiente menos aconchegante, tornando a casa um local menos agradável.

Para garantir um bom projeto elétrico, é preciso lembrar que nem sempre a iluminação direta é suficiente ou adequada para uma casa.

A iluminação indireta é algo essencial para a ambientação de qualquer espaço.

Já mobiliou toda a sua casa, mas ainda não sabe qual a melhor iluminação para determinados ambientes?

Existem algumas diferenças entre a luz direta e indireta. Saiba as características de cada uma e acerte na escolha:

Diferentemente da luz direta que ilumina diretamente as superfícies, ou seja, a indireta incide no espaço e só depois é refletida, passando a atingir então o local a ser iluminado.

Assim, cria-se um efeito aconchegante e menos óbvio, além de nada invasivo no ambiente.

Para otimizar sua reflexão, é recomendado que essas superfícies reflexivas sejam de cores claras.

Uma das vantagens desse tipo da iluminação indireta, é que não aumenta tanto a temperatura do lugar. Isso porque a luz costuma ser instalada no chão, no gesso ou até no forro.

Sofisticação como objetivo

Se o objetivo é deixar o lugar com um ar mais sofisticado e tranquilo, a indireta é indicada, por dar um acabamento perfeito na sua decoração.

É uma forma menos óbvia de decorar um cômodo ou fachada, já que pode ser utilizada e posicionada de diversas formas.

Trilhos de alumínio com pintura eletrostática branca, distantes do chão, deixam o ambiente mais simples, mas super confortável.

Sua principal vantagem é iluminar de forma suave e difusa, ainda que uniforme, ou seja, resultando em um conforto visual.

Arandelas horizontais ou luzes em gesso rebaixado dão um ar mais sofisticado.

Ou seja, evite usar iluminação indireta de forma que o ambiente fique escuro. Se precisar de mais pontos de luz, recorra a fontes de iluminação direta.

Quando falamos em residências, uma iluminação mal feita pode prejudicar a decoração e deixar o ambiente menos aconchegante, tornando a casa um local menos agradável.

Para garantir um bom projeto elétrico, é preciso lembrar que nem sempre a iluminação direta é suficiente ou adequada para uma casa. Por isso, é preciso se abrir para as possibilidades da iluminação indireta.

A iluminação indireta pode garantir que o espaço fique mais aconchegante, ou seja, mostrando os detalhes da decoração de forma mais agradável.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja algumas dicas para usar em sua casa:

O que é uma iluminação indireta?

O ambiente é iluminado por igual na iluminação indireta, ou seja, a luz de ambientação reflete na superfície e depois se amplia por todo o ambiente.

É válido para peças amplas e para qualquer ambiente, mas observamos que a pintura das paredes com cores claras otimiza a iluminação, e se os focos de luz não forem o suficiente para transmitir conforto, bem estar visual, o ideal é aumentar o número de lâmpadas.

Vantagens

Entre as vantagens para se utilizar a iluminação indireta está:

Suavidade e difusão, pois o ofuscamento é controlado através da uniformidade, um grande benefício para o conforto visual;

O calor térmico é inexistente;

Sua instalação é adequada no forro, no gesso e até mesmo no chão, em arandelas ou spots direcionados o efeito se potencializa.

Nos ambientes como o quartos e salas, por exemplo, a iluminação indireta é bastante adequada e inclusive com lâmpadas fluorescentes amarelas, pois são mais quentes e inspiram aconchego.

Sintonia entre iluminação direita e indireta agrega personalidade ao ambiente

O que você acha de utilizar a luz direta e indireta no mesmo ambiente? Isso mesmo, o resultado é excelente.

Os projetos de iluminação são democráticos, oferecem possibilidades de conciliarem em um mesmo ambiente vários tipos de iluminação, desde que sigam os princípios de funcionalidade.

Por exemplo, na cozinha, no quarto ou mesmo na sala, é possível utilizar a luz direta e indireta, aproveitando as paredes e o teto como superfícies de reflexão, o efeito é incrível, a sensação é de um ambiente amplo, convidativo e que ao mesmo tempo chama atenção para detalhes.

A iluminação indireta é aquela que não trabalha com um foco dirigido para iluminar.

Ela é organizada estrategicamente para iluminar o ambiente de forma homogênea, tendo a função de luz de ambientação.

Esse tipo de iluminação funciona graças a uma oferta de luz que incide em grande parte da superfície do ambiente.

A luz é posicionada de modo que todos os cantos do espaço sejam iluminados de forma uniforme.

Um detalhe que otimiza esse processo é a cor dessas superfícies serem de tons claros ou neutros.

Quais efeitos esperados no ambiente com uma iluminação indireta?

A iluminação indireta pode criar um efeito aconchegante no ambiente. Como as luzes refletem de forma suave e difusa nas superfícies do cômodo, é possível sentir o equilíbrio das cores e um conforto visual interessante.

Outro efeito gerado pela iluminação indireta é a possibilidade de deixar a decoração em maior destaque. Em vez de dar valor a apenas alguns elementos de ornamentação, a luz indireta procura garantir o equilíbrio da temperatura da cor e das formas na decoração.

Como fazer?

A iluminação indireta pode ser feita posicionando pontos de luz em lugares estratégicos da casa. Eles devem ser instalados no forro, em sancas de gesso no teto e até mesmo no chão. Nesses lugares podem ser utilizadas luminárias com filtros foscos.

Há também uma maneira de aplicar iluminação posicionando spots e as arandelas voltadas para cima. Assim, não há possibilidade de se criar sombras e ofuscamento no ambiente. Pode-se ainda utilizar lâmpadas dicroicas e halógenas instaladas em pontos específicos na parede.

Quanto mais distribuídas as lâmpadas estiverem no ambiente, melhor vai ser o efeito de uniformidade da iluminação indireta. Não se deve ignorar a iluminação com lâmpadas de LED. Esse modo de iluminação é aplicável em todos os ambientes, de maneiras mais variadas possíveis.

Um uso bastante moderno desse tipo de lâmpada é por meio de fitas que simulam lâmpadas fluorescentes. Elas podem ser aplicadas em bancadas e armários aéreos da cozinha. Ainda vale a pena utilizá-las no teto e próximo ao espelho dos banheiros.

Essa iluminação também é eficiente em quartos e salas, podendo ser aplicadas em sancas de gesso para iluminar cortinas de forma agradável.

Gostou do post e quer continuar se informando sobre o assunto? Então saiba tudo sobre a iluminação indireta e deixe seu lar ainda mais aconchegante e harmonioso!

Compartilhe

ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

cta-mascote-form