BLOG

eletro@thiago

Saiba como comprar luminária de LED!

Saiba como comprar luminária de LED!

As luminárias de LED conquistaram os consumidores e os setores decorativos. Elas são versáteis, econômicas, duráveis e criam os mais diversos efeitos, e saber escolher esse tipo de produto é fundamental para trabalhar no setor atualmente.

LED é a sigla para Light Emitting Diode, produtos que emitem luz através de diodo, gastando menos energia. Outra vantagem é que podem ser encontrados em tamanhos bem pequenos, possibilitando iluminar qualquer tipo de ambiente.

Como as opções oferecidas pelo mercado são muitas, este post vai orientar você a escolher a luminária de LED certa para o seu ambiente. Acompanhe!

Atenção ao modelo

Antes de escolher o modelo, observe o lustre ou spot que vai receber a luminária, para que não ocorra erro. Existem as LED spot tipo dicróica, que podem substituir as lâmpadas dicroicas comuns. Elas possuem um diâmetro de 50mm, sendo indicadas em spots que ficam embutidos no teto.

As do tipo PAR20 e PAR30 têm diâmetros de 65mm e 95mm, respectivamente. O soquete de ambas é a rosca E27. Se os lustres ou spots foram feitos para o formato da lâmpada incandescente, a melhor opção é a luminária de LED do tipo bulbo, bem similar a elas.

Conectores das luminárias de LED

Essa decisão deve ser feita baseada no tipo de instalação que o profissional deseja fazer. Para os spots de lâmpadas dicroicas existem os conectores MR16 e GU5.3. As luminárias e lustres mais modernos pedem os conectores GU10. Já o E27 é o mais popular, adaptando-se à grande maioria dos lustres e plafons. No caso de itens importados, pode-se utilizar também o E14.

Possíveis voltagens

O mercado disponibiliza quatro voltagens para luminárias de LED: 12V, 110V, 220V ou bivolts. As últimas são consideradas melhores pela versatilidade e por funcionarem em qualquer lugar do país. Se não houver a bivolt acessível como opção, procure uma que se adeque com o lugar em que será instalada, podendo ser 110V ou 220V.

As de 12V são utilizadas em sancas de gesso, mas é necessário cuidado, pois esse tipo de transformadores dicroicos nem sempre funcionam com LED. Se esse for o caso, melhor trocar o transformador.

Potência

Ao substituir a iluminação de um ambiente por LED, observe bem a potência das novas luminárias. Cada 1 Watt de LED equivale a 10 Watts de uma lâmpada incandescente, halógena ou dicróica e a 2,5 Watts das fluorescentes.

Temperatura de cor

Esse é um aspecto importante da decoração, pois vai influenciar o conforto dos moradores. As luminárias de LED possuem cores diferentes que vão interferir no ambiente. As luzes brancas, quase azuis, são consideradas frias. As amarelas são chamadas de quentes, e as intermediárias de neutras.

Na dúvida entre qual escolher, opte por luzes quentes em ambientes calmos e de descanso: sala, quarto e corredores. Nos ambientes de maior atividade doméstica (cozinha, lavanderia, banheiro), coloque as lâmpadas frias.

Seguindo os critérios e as dicas desse post, você dificilmente vai errar na escolha da luminária de LED certa para cada ambiente. Restou alguma dúvida? Entre em contato com a Eletro Energia e receba mais informações sobre as opções existentes no mercado! Nossa equipe está pronta para ajudar você.

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA