BLOG

eletro@thiago

8 dicas para economizar energia elétrica em casa

8 dicas para economizar energia elétrica em casa

O consumo diário de energia na sua casa traz surpresas na conta do fim do mês? Com mudanças de atitude e melhor aproveitamento dos recursos naturais, é possível mudar essa situação. Evite o desperdício e coloque essas 8 dicas em prática para economizar energia elétrica em casa!

1. Diminua o tempo dos banhos

Você já deve ter ouvido que o chuveiro é um dos vilões do consumo de energia elétrica nas residências. Por ser um aparelho necessário em todos os dias, seu uso consciente para mais economia deve partir do consumidor, que precisa diminuir o tempo gasto no próprio banho. Para se adaptar, comece tirando alguns minutos do banho por dia e vá aumentando até onde achar necessário.

2. Tire os aparelhos da tomada

O modo stand-by — quando o aparelho está desligado, mas continua conectado na tomada — pode representar um gasto energético de 12% ao mês, por isso, retire os aparelhos elétricos da tomada quando não estiver utilizando. Equipamentos de uso pessoal como notebooks e celulares são utilizados com bastante frequência e, por isso, o cuidado para evitar carregadores e fios na tomada sem necessidade de uso deve ser maior.

3. Evite o abre e fecha da geladeira

Planeje bem o uso da geladeira durante o dia, evitando a manipulação de produtos sem necessidade. Quando precisar abrir, aproveite para pegar todos os alimentos que precisa e procure guardá-los ao mesmo tempo. Sem o abre e fecha constante, você evita o desperdício de ar refrigerado e o eletrodoméstico trabalha muito melhor.

4. Troque as lâmpadas da casa

Se você só mantém lâmpadas incandescentes nos cômodos está contribuindo para o maior gasto de energia elétrica. A saída é substituí-las por modelosfluorescentes ou em LED, que possuem eficiência aliada a um baixo consumo. Além de proporcionarem boa iluminação, estas lâmpadas eficientes têm vida útil prolongada em relação às incandescentes.

5. Use cores claras nos ambientes

Pintar as paredes e preferir tecidos e móveis com superfícies brancas ajuda a manter os ambientes arejados. Isso acontece porque a cor clara reflete o calor, mantendo os cômodos frescos e evitando a necessidade de usar aparelhos para a climatização artificial, como ventiladores e ar-condicionado. Sem o uso diário desses equipamentos, você economiza muita energia e ainda garante uma casa mais fresquinha durante o dia.

6. Aproveite a luz do dia

Se você precisa ficar em casa durante o dia, aproveite a luz natural para iluminar seus ambientes. Janelas e portas abertas desde o período da manhã mantêm oscômodos claros e ainda permitem a entrada de ar fresco, o que é benéfico para a saúde dos moradores e para a economia da casa.

7. Prefira aparelhos eficientes

Na hora de comprar um novo equipamento para a casa, procure informações relacionadas ao consumo energético que ele tem. Hoje temos como base o selo Procel de economia de energia, que nos mostra o consumo de cada aparelho elétrico na casa. Você pode procurar e dar preferência por modelos que sejam mais eficientes, de acordo com observações no selo ou perguntando ao vendedor da loja.

8. Cuide da manutenção dos equipamentos domésticos

Geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar roupas e outros equipamentos só funcionam com eficiência se tiverem a manutenção em dia. Por isso, é essencial que você invista em cuidados preventivos para certificar-se de que não há algum defeito. Qualquer peça mal colocada ou sujeira impregnada dentro do equipamento pode fazer com ele trabalhe mais e consuma mais energia elétrica.

E você, o que faz para economizar energia elétrica em casa? Deixe o seu comentário!

Posts recentes

Áreas de Atuação

IMAGEM DE PROPAGANDA